Foto: Divulgação/Seagri

Reunindo secretários e gestores da agropecuária de municípios da Bahia, o Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri) tem sua terceira edição dias 30 e 31 de março, no Centro de Convenções Salvador (Boca do Rio). O encontro traz programação focada na discussão das potencialidades da agropecuária para o desenvolvimento sustentável das regiões e na instrumentalização de secretários municipais e técnicos para que se tornem aptos a realizar projetos que tragam recursos às suas cidades, provindos de fontes variadas de estímulo à área.  

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Pelo segundo ano, Feagri acontece em paralelo à Origem Week, que é uma feira de negócios do setor agropecuário, com programação entre os dias 30 de março e 2 de abril. E, pela primeira vez, o fórum, que é iniciativa da Secretaria de Agricultura (Seagri), soma programação com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) em um evento guarda-chuva amplo e dedicado à produção do campo, batizado de Encontro Baiano de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome. Da parte da SDR, a sua programação seguirá também em realização paralela denominada SDR Participativa: Balanço e Perspectivas das Políticas Rurais na Bahia. 

Para esta edição, o Feagri traz à discussão temas como o Garantia Safra; o Programa Bahia Sem Fome; as ações da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag); dentre outras temáticas.  

Sobre o Feagri 

O Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri) foi criado e é coordenado pela Seagri. Vem construindo sua história viabilizando e incentivando municípios nas ações de formação e capacitação em gestão e em políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo. 

O Feagri fomenta parcerias institucionais entre municípios, órgãos estaduais e demais instâncias da sociedade que tenham trabalhos sérios e referendados no setor. Outro objetivo da iniciativa é fortalecer a participação da sociedade civil e do controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações. 

A iniciativa visa estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, sempre tendo em vista a ampliação da sustentabilidade ambiental, a integração das cadeias produtivas, o crescimento econômico e social. Dessa forma, busca-se incrementar a geração de emprego e renda nas diversas cadeias produtivas do agronegócio baiano. 

Sobre o Origem Week 

O Feagri e o SDR Participativa: Balanço e Perspectivas das Políticas Rurais na Bahia formam, este ano, o Encontro Baiano de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome. Duas programações de grande importância para a agropecuária baiana que se realizam em paralelo e em espaço contíguo ao ocupado pelo Origem Week – Feira de Origem e Negócios, no Centro de Convenções de Salvador, no bairro da Boca do Rio. Ano passado, o Origem Week movimentou quase R$ 2 milhões em negócios realizados na capital baiana e volta, agora em 2023, a reunir boas opções em produtos gourmet, artesanais e da agricultura familiar, com expositores e representantes das principais marcas e produtores. 

Segundo os organizadores, a proposta do Origem Week 2023 é ocupar todo pavilhão de feiras do Centro de Convenções com os mais diversos produtos, lançamentos e ter a presença de chefs, empreendedores, produtores, atacadistas, varejistas, especialistas em gastronomia e consumidores em geral, de delícias como queijos baianos premiados, vinhos, chocolates, cacau, doces, cafés, charutos, e muitos mais, fortalecendo os setores econômicos mais promissores, na atualidade, pelo perfil de produção e exigência no consumo. 

O Origem Week 2023 é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceira com o Governo da Bahia, através da Setur, SDE, SDR, Sema, Setre e Seagri. 

Fonte: Ascom/Seagri