Foto: Mateus Pereira/GOVBA

No dia 29 de março, às 19h, ocorre a pré-abertura da sexta edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, na Sala Walter da Silveira, com entrada gratuita. O evento tem como objetivo promover o encontro de cineastas mulheres e não-bináries, bem como celebrar os seus seis anos de existência. A noite conta com a mesa temática ‘Mulheridades Realizadoras’, na qual o foco é a discussão sobre a presença daquelas que marcaram presença tanto na trajetória da Mostra quanto no audiovisual. A mesa será composta por profissionais baianas que estão em destaque no setor e/ou fizeram parte da história da Mostra.

Além da mesa temática sobre questões de gênero e cinema, a iniciativa conta com o anúncio da identidade visual desta sexta edição, as datas para a abertura das inscrições da Mostra competitiva, além da realização do anúncio do nome da cineasta homenageada em 2023.  

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

De acordo com a produtora Dayane Sena, esta data é muito aguardada por todes envolvides no projeto, pois, após a pandemia, é muito relevante ter esta oportunidade de trocar afetos, mas também conhecimento. “Com tantos festivais que encerraram suas atividades, devido aos tempos difíceis que vivemos, para mim a Mostra é um espaço de resistência, mas também de acolhimento, o que teremos muito fortemente no dia 29”. 

Dentro desta reunião de cineastas, a discussão também será voltada para as comparações quantitativas e qualitativas da presença da mulher e da pessoa não-binária dentro do audiovisual baiano e nacional. Para Hilda Lopes Pontes, foi notável observar o crescimento da diversidade dentro dos sets de filmagem, principalmente ao que se refere aos curtas-metragens de ficção. 

Hilda também explica que além da função de direção, cargos como fotografia e montagem parecem estar menos concentrados aos homens. “Ainda falta muito para a gente chegar lá, mas eu acredito que as produções das pessoas não binárias e das mulheres cis e trans têm crescido”. As atividades oferecidas neste final do mês são apenas o começo do que será a edição 6 da Mostra, avisam Hilda e Dayane. 

Em junho de 2023, a Lugar de Mulher é no Cinema acontece em formato híbrido, com exibições em salas de cinema de Salvador e região metropolitana, bem como on-line, dentro do seu site.

Fonte: Ascom/Funceb