Foto: Lázaro Menezes

A cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, localizada no Recôncavo baiano, está preparada para celebrar os 176 anos do poeta Castro Alves – o filho ilustre da cidade – na data de seu aniversário, em 14 de março. As comemorações começam já no sábado (11) quando serão realizados o 20ª Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e o 7º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves. A programação é gratuita e acontece no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), local onde nasceu o poeta baiano, em 1847.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

No sábado serão selecionados os cinco melhores declamadores nas categorias adulto e infantil. Os jurados analisarão originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema).

Também no dia 11 de março, às 13h, será inaugurada a exposição “Nossas curvas não se c­­urvam”, promovida pelo Parque Histórico Castro Alves. No mês dedicado as mulheres, serão exibidas 30 fotografias de mulheres retratadas pelo fotógrafo Dudu Assunção. A mostra tem curadoria artística de Cynthia Paixão. “A exposição é de fundamental importância por estar em conformidade com os ideais do nosso patrono, Castro Alves, poeta da liberdade. Romântico, amou as mulheres independente de sua cor, classe social ou credo, deixando como legado toda beleza em suas poesias ”, explica Diogenisa Oliva, museóloga e coordenadora do PHCA.

Ao retratar o empoderamento feminino da mulher negra e gorda contra o preconceito, o objetivo da exposição é promover uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro dos direitos e das qualidades dessas mulheres na sociedade, além de incentivá-las a ocuparem os seus lugares de fato e a serem protagonistas de suas próprias histórias

Na terça-feira (14), quando o poeta faria aniversário, além das atividades solenes – realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu – a programação retorna ao PHCA para as premiações dos concursos e atrações culturais diversas, como o lançamento da II Feira Internacional Literária de Cabaceiras do Paraguaçu, às 15h.

A coordenadora do PHCA acrescenta que, além de toda a programação especial, o público pode aproveitar para conhecer o museu que conta a história de Castro Alves, com a promoção de atividades diversas. “A cidade abraça maravilhosamente bem o evento. As outras cidades vizinhas juntam-se a nós. Passamos o ano todo preparando os festivais. No Parque desenvolvemos cursos, oficinas e palestras. O público pode usufruir dos projetos socioeducativos permanentes e que dialogam com os ideais de Castro Alves e de valorização da comunidade. Travamos uma batalha para manter viva a obra de Castro Alves para que a nova geração conheça seus escritos e compreenda a atualidade de sua obra”, ressalta a coordenadora.

Parque Histórico Castro Alves

Por conta do primeiro centenário da morte de Castro Alves, em março de 1971, foi inaugurado, no lugar onde ele nasceu, o museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA), numa área de 52 mil metros quadrados. O acervo convida os visitantes a mergulharem no universo do porta-voz literário da Abolição da Escravatura no Brasil, através de seus poemas, informações e objetos pessoais dele e familiares. Além do museu, o parque contém um anexo com sala multimídia, auditório, biblioteca, infocentro, reserva técnica, refeitório e administrativo. O PHCA integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Fonte: Ascom/Dimus