Foto: Divulgação/SDE

Uma manhã de celebração, homenagens e reafirmação de compromissos, assim foi a atividade em comemoração aos 50 anos da Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa), realizada nesta terça-feira (28) pela Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

O ato festivo contou com a participação do Coral da Flem e do Padre Zé Carlos, pároco local, que concedeu bênçãos aos permissionários e trabalhadores do centro. Durante a solenidade ainda foram homenageados Manoel dos Santos, popularmente conhecido como Seu Bonitinho (79), que atua no local desde a sua fundação, em 1973, e Cristiane Dada, funcionária da SDE que trabalha na Ceasa há 25 anos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Presente na celebração, o secretário da SDE, Angelo Almeida, destacou a importância da Central, parabenizou os trabalhadores locais e reafirmou compromissos assumidos. “Quero deixar aqui a minha mensagem de agradecimento a todos os permissionários e aos mais de 6 mil trabalhadores desse importante centro comercial que é a Ceasa, e ratificar o nosso compromisso. Nós vamos nos dedicar diuturnamente para construir uma modelagem de negócio, para transformar a vida da Ceasa e dos seus permissionários”, afirmou.

O Superintendente de Gestão Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo da SDE, Alisson Gonçalves, falou da importância do trabalho conjunto do poder público e dos permissionários para o avanço do local. “Vamos construir soluções para os desafios do cotidiano através da comunidade, permissionários e Governo do Estado juntos, pensando na mesma direção. Nós respeitaremos a vida de cada um dos trabalhadores, porque não é só a Ceasa que completa 50 anos, são pessoas como Seu Bonitinho, que aqui, nas madrugadas de segunda, quarta e sexta trabalham para levar o sustento das suas famílias”, pontuou.

Rodrigo Hita, presidente da Flem, órgão que administra a Ceasa junto à SDE, também destacou a importância do equipamento. “São mais de mil permissionários, um grande vetor de crescimento social e econômico da Bahia. Ano passado foram movimentados R$ 2,3 bilhões aqui. É importantíssimo continuarmos fomentando esse trabalho”.

Um dos homenageados do dia, Seu Bonitinho ressaltou a importância da Ceasa em sua vida. “Quando cheguei aqui não trouxe nada e, graças à Ceasa, sou o que sou. Aqui consegui me desenvolver e criar os meus filhos”, disse. O permissionário também comemorou o evento. “Foi importante, nunca teve nada disso! Precisamos comemorar esses 50 anos de luta”, finalizou.

Visita Técnica

Após o evento, uma comitiva da SDE liderada pelo secretário Angelo Almeida realizou uma visita técnica ao equipamento. O grupo foi acompanhado pelo presidente da Associação de Permissionário da Ceasa (Aspec), Márcio Roberto de Almeida.