Foto: Divulgação/Seades

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA) se reune, nesta quinta-feira (30), em Salvador, em encontro que agrega representações da capital e de diversos territórios baianos. As atividades do colegiado, que é vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), acontecem no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado no bairro de São Marcos.

Na manhã desta quinta-feira, o debate reuniu diversos órgãos estaduais e representantes da sociedade civil que compõem o conselho, com o objetivo de discutir assuntos relacionados à política social do colegiado. O evento conta com a presença da secretária da Seades, Fabya Reis, e da presidenta do Consea-BA, Débora Rodrigues, que participaram da mesa de abertura.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Estou muito honrada em fazer parte da retomada dos trabalhos do nosso conselho, essa estrutura de controle social que possui um grande respeito e relevância para a sociedade. Esse é o momento para nós reestruturarmos nossas políticas de segurança alimentar”, destacou a Fabya, durante o encontro, que também teve a participação do coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, e da superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da Seades, Fernanda Silva. 

Dentre os temas abordados, estiveram a análise de conjuntura, apontando desafios e perspectivas para o Consea-BA; a reestruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); o Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado; Programa Bahia Sem Fome; e as conferências de SAN no estado.  

“Que sigamos com uma construção coletiva, pois nossas pautas são estratégicas e urgentes. Contamos com a potência desse conselho, hoje será um dia para discutirmos políticas essenciais para a segurança alimentar. Nosso papel é ter compromisso com o combate à fome para que avancemos. Os desafios são grandes, mas juntos conseguiremos”, declarou a presidenta do Consea-BA, Débora Rodrigues.

Os membros do colegiado também se reúnem, nesta sexta-feira (31), para debater o processo eleitoral do conselho e a sua agenda para 2023. O Consea-BA tem, dentre suas atribuições, propor as diretrizes e prioridades da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional para a Bahia, considerando as deliberações da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, além de acompanhar, articular e monitorar a convergência de ações destinadas a assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável.

Fonte: Ascom/Seades