Foto: Divulgação/Sema

As secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), promoveram nesta terça-feira (21), o seminário ‘Elas à Frente Preservando o Meio Ambiente’. O evento faz parte da campanha Março Mulher, do Governo da Bahia, com o objetivo de promover políticas públicas e atividades voltadas ao empoderamento de pescadoras, marisqueiras e catadoras de materiais recicláveis. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Representando a Sema na cerimônia, a Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema, Vânia Almeida, fez uma reflexão sobre a luta das mulheres para alcançar o respeito e lugar de destaque na sociedade. “Este é um momento de reverenciar a luta das mulheres, em especial a nós, mulheres negras, que enfrentamos um processo histórico de preconceito. Hoje, como servidora e gestora pública, trabalho ao lado de outras companheiras para o fomento de políticas ambientais inclusivas. A Sema reconhece que as mulheres baianas são as maiores protagonistas na prestação de serviços ambientais”, destacou.  

Em seguida, a diretora-geral do Inema, Márcia Telles, falou sobre a força da mulher na superação de obstáculos durante a rotina de trabalho e vida pessoal. “Ainda enfrentamos barreiras impostas por uma cultura que, infelizmente, ainda permite uma desigualdade no mercado de trabalho e remuneração em comparação ao homem. Mesmo quando alcançamos sucesso profissional, a nossa capacidade é questionada constantemente, apenas por sermos mulheres, muitas vezes com uma jornada dupla, cuidando da casa e dos filhos. Que eventos como este sirvam para que, coletivamente, possamos consolidar políticas e ações efetivas para a transformação de uma sociedade igualitária”, enfatizou.  

Foram homenageadas mulheres da Associação Quilombola e Moradoras e Pescadores de Bananeiras, na Ilha de Maré, bem como da Federação das Cooperativas de Catadores do Estado da Bahia e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, representadas por Marizelha Carlos Lopes, Anemone Santos e Jeane Santos.

“Agradeço a Secretaria do Meio Ambiente por este dia especial e também pela parceria durante o Carnaval, no projeto Eco Folia, dando oportunidade a muitos pais e mães de família trabalharem com mais dignidade e ganhando mais pelo material coletado. Represento uma categoria considerada invisível pela sociedade e também pelo poder público, somos mães de família fazendo um serviço pesado e importante para todas as cidades, muitas morando nas ruas com fome e sem o reconhecimento merecido. Quero chamar a atenção das autoridades presentes para que juntos a gente consiga trazer melhorias nas condições de renda e vida de toda a categoria”, pontuou a diretora da Federação das Cooperativas de Catadores do Estado da Bahia, Anemone Santos.

Políticas Públicas

Na abertura das atividades, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, ressaltou que o Governo do Estado trabalha para garantir direitos e mostrar a importância da mulher nos espaços de poder e na gestão pública. “Vejo aqui marisqueiras, catadoras de recicláveis e representantes de movimentos sociais, reunidas com um só propósito, mostrar que as mulheres devem estar em lugar de destaque. Este é mais um dia para homenagear o trabalho destas guerreiras aqui presentes, que fazem do nosso estado referência na cultura, na liderança de iniciativas de cooperativismo, na economia solidária e na proteção ao meio ambiente”.

Na oportunidade, o secretário da Sema, Eduardo Sodré Martins, fez o anúncio de ações da pasta de meio ambiente. “Além das comemorações, este foi um momento para consolidarmos parcerias importantes com o intuito de possibilitar melhores condições de trabalho, renda e valorização destas profissionais. Já estamos com ações garantidas dentro do programa Bahia sem Fome destinadas às catadoras, com a doação de alimentos, assim como trabalhamos para a regulamentação da lei de Pagamento por Serviços Ambientais, um instrumento que promove a recompensa de atividades com foco na conservação dos recursos naturais”, anunciou.

O Seminário

Também foi realizada uma exposição fotográfica assinada por Laíze Lantyer Luz e Rafael Martins, que retrataram a vida e rotina de catadoras de recicláveis e marisqueiras, parte dos projetos “Catadoras de Luxo: heroínas (in)visíveis” e Ilha de Maré: sete décadas de racismo ambiental em Salvador, respectivamente.

Na programação, as participantes tiveram aula de yoga do riso, receberam massagem e assistiram a palestras e oficinas com as temáticas: “O Protagonismo da Mulher na Prestação de Serviços Ambientais”; “Autonomia – Dinheiro é coisa de Mulher”; e “Enfrentamento: Violência contra a Mulher, Vamos meter a Colher”. 

Fonte: Ascom/Sema