Foto: Yago Mateus/ Setre

Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas participaram, nesta terça-feira (21), da cerimônia de certificação do Projeto Nossa Travessia, iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculada à Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A solenidade reuniu os jovens e representantes de entidades parceiras no auditório do Espaço Crescer, na Setre, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Link Personalizado

Com recurso de R$ 245.800,00 do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), o projeto tem como objetivo promover formação profissional, buscando potencializar talentos e a inclusão no mundo do trabalho. A primeira turma contou com 50 educandos, entre eles oito internos da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), de Salvador, e quatro internos da Case de Simões Filho, além de outros 38 jovens que participaram de turmas on-line.

No total, o Projeto contempla 267 jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, de 18 a 29 anos, oferecendo mentorias por nove meses para amadurecimento do projeto de vida e carreira. Um dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa agradeceu pela oportunidade e revelou o desejo de se tornar barbeiro. “Vou ser o melhor barbeiro que vocês possam conhecer”, disse.

Nos depoimentos, os jovens disseram “querer mudar de vida e trabalhar”, “fazer o Enem e ter uma profissão”. Ao final das mentorias, os participantes passam a integrar o banco de talentos da Organização da Sociedade Civil (OSC) Pontos Diversos, parceira do projeto, que pode encaminhar os jovens para vagas de emprego.

Para o secretário da Setre, Davidson Magalhães, iniciativa como o Projeto Nossa Travessia devem ser ampliadas para que os jovens possam fazer uma travessia segura e consistente. “A sociedade produz e reproduz condições de desigualdade, deixando à margem uma parcela significativa da população. Só com a presença do Estado, por meio de políticas públicas,  é possível reduzir a violência e proporcionar a travessia definitiva desses jovens”, afirmou.

Novo caminho

O Projeto Nossa Travessia aposta no acolhimento, diálogo e valorização das potencialidades dos participantes que por meio do autoconhecimento e consciência social podem construir um novo caminho a partir de outros referenciais.

“Na sociedade em que vivemos o sonho não é produtivo e quase sempre é roubado, mas o Nossa Travessia admite o sonho como ponto de partida para que eles possam descobrir o sentido do que os move estar no mundo”, disse Carolina Barreto, representante da OSC Pontos Diversos.

A cerimônia contou com a participação da diretora da Fundac, Regina Afonso; do coordenador da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), Marcos Andrade; da superintendente regional do Trabalho, Gleide Goes, entre outras representações.

Fonte: Ascom/Setre