Nesta segunda-feira (10), o governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade de Chongqing, região central da China, para conhecer o sistema de transporte por veículo leve sobre trilhos, o chamado VLT da cidade. A linha de 15,5 quilômetros, que funciona no distrito de Bishang, foi construída e é operada pela empresa BYD, a mesma que venceu a licitação para construir o VLT do subúrbio de Salvador. Ao todo, são 15 estações que ficam a uma distância que varia de 600 metros a dois quilômetros, uma da outra. Elas são atendidas por 13 trens de dois vagões que transportam até 21 mil pessoas em dias de grande movimento, com saídas a cada três minutos.
 
O VLT de Bishang funciona 100% movido a baterias de lithium, que tem autonomia para rodar 200 km a cada carga. Toda a operação é digitalizada e controlada remotamente por uma central de comando e controle que monitora desde o fluxo de passageiros até os riscos à segurança no trajeto. O complexo conta, ainda, com um pátio de manutenção e manobras, e emprega 100 funcionários, sendo 30 para operação e 70 para manutenção. Todo o sistema foi desenvolvido pela unidade de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia da BYD e já funciona em 11 cidades chinesas. A visita do governador foi acompanhada pela equipe técnica da empresa na China e pelo CEO da BYD Brasil, Tyler Li. Na oportunidade, foram apresentados detalhes do projeto do modal de Salvador.
 
Ainda em Chongqing, Jerônimo conheceu a fábrica de baterias para veículos, o mesmo modelo que deve ser usado nos carros da unidade que a BYD quer fabricar na Bahia. Nesta terça-feira (11), o governador retorna para a cidade de Shenzhen, onde se reúne com a direção central da BYD.