Foto: Divulgação/CAR

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) completa 40 anos de atuação na promoção do desenvolvimento rural e na melhoria da qualidade de vida de agricultores e agricultoras familiares, assentados de reforma agrária, povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais do campo na Bahia. 

Desde a sua fundação, em 1983, a empresa tem trabalhado para executar ações estratégicas e realizar investimentos para promover a inclusão socioprodutiva, renda e acesso à infraestrutura, para garantir sustentabilidade e fortalecer a economia dos municípios. 

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Ao longo de quatro décadas, foram realizadas ações como a construção de estradas, pontes e barragens, implantação de sistemas de irrigação e de abastecimento de água, cisternas e agroindústrias. Há oito anos, a CAR iniciou um novo marco em sua história com a democratização do acesso a políticas públicas, por meio de projetos de inclusão produtiva, promovendo a transformação da agricultura familiar baiana.  

Por meio desses projetos, foram realizados investimentos na base produtiva de diversos sistemas produtivos, no serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), implantação de agroindústrias e nas potencialidades territoriais, incentivado associações e cooperativas para gerar emprego e renda. Essas ações tornaram a CAR um grande instrumento de políticas públicas consolidadas no rural da Bahia e, com isso, se consolidou como indutora da produção de alimentos e profissionalização do segmento. 

E foi assim que cacau virou chocolate, o umbu virou doce, o licuri virou cerveja e o agricultor/a se tornou empreendedor, dono de seu próprio negócio. Por um lado, os investimentos chegaram à base produtiva com foco em uma produção qualificada e sustentável. Por outro, o apoio às organizações produtivas foi além do campo e as ações foram desenvolvidas para elevar o patamar de produção agroindustrial e acesso a mercados. 

A agricultura familiar baiana possui, hoje, produtos de todas as regiões e biomas do estado, que agora podem ser encontrados em prateleiras de grandes redes de supermercados, concorrendo com grandes marcas e prontas para ganhar ainda mais espaço.  

A empresa também apoia a implantação dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), via Consórcios Públicos Territoriais, para garantir a qualidade e segurança dos alimentos comercializados nos municípios e investe na construção ou requalificação de mercados municipais, feiras livres, e de empreendimentos como o Empório da Agricultura Familiar, em Salvador, e o Armazém da Caatinga, em Juazeiro, para promover a comercialização desses produtos.   

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro tem sido bastante desafiador construir políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, povos comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária. “A CAR nos dá condição para levar com celeridade, seriedade e com eficiência as políticas públicas. Completar 40 anos é celebrar as suas entregas, mas também apontar uma direção de políticas públicas afirmativas para o público que a CAR trabalha que é o povo do rural do estado da Bahia. Teremos uma Bahia cada vez mais desenvolvida e estamos construindo um futuro melhor nessa agenda positiva para tornar a Bahia e o Brasil cada vez melhor”.  

Para os próximos anos, a empresa planeja novos projetos visando à continuidade de sua missão de promover o desenvolvimento rural sustentável, entre eles o Projeto Bahia que Alimenta e o Projeto Parceiros da Mata.  

Fonte: Ascom/CAR