Foto: Divulgação/SDR

Cooperativas de Laticínios da agricultura familiar desempenham grande papel na nutrição de adultos e crianças, além de serem importantes vetores de desenvolvimento sustentável e geração de renda para o campo. Uma prova disso é a experiência da Cooperativa Agropecuária do Giló e Região (Coopag), que hoje conta com 250 associados oriundos da agricultura familiar, responsáveis pela produção e beneficiamento de até 70 mil litros de leite por dia. 

A Coopag fica no município de Várzea Nova e tem alcance não só regional, como também estadual, é responsável por agregar valor à cadeia produtiva do leite, ofertando alimentos de qualidade a preço justo. Dentro do catálogo dos produtos, seus queijos, iogurtes, pão de queijo e manteigas já caíram no gosto popular e estão presentes nas mesas dos baianos e baianas. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Nossos produtos estão chegando a 100 cidades da Bahia, mas queremos expandir para as 417. Hoje nós temos quatro produtos que só a Coopag produz: iogurtes de umbu, licuri, café e abacaxi. Temos também vários queijos e a nossa manteiga é considerada a melhor da Bahia”, conta Ronaldo Carneiro, presidente da cooperativa. 

Com o intuito de conhecer as instalações e os processos envolvidos na gestão da manutenção, qualidade, tratamento e produção de alimentos na usina de beneficiamento de Leite de Várzea Nova, a SDR realizou uma visita técnica para seguir potencializando essas experiências exitosas. 

“Nós da SDR queremos seguir apoiando e investindo em projetos e iniciativas exitosas que possam ser replicadas em outros territórios, gerando renda e potencializando a agricultura familiar como um instrumento de combate à fome”, ressalta o chefe de gabinete, Adriano Costa.    

São mais de R$ 4 milhões investidos pelo Governo do Estado para aquisição de equipamentos, estruturação de queijaria, ampliação e modernização de laticínio, além de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A cooperativa é assistida pelo Bahia Produtiva, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) em parceria com o Banco Mundial. 

Fonte: Ascom/SDR