Foto: Bárbara Silveira/ Sesab

A dona de casa Ednalva Carvalho, de 56 anos, foi uma das primeiras atendidas na Feira Saúde Mais Perto, realizada no município de Lamarão, nesta quinta-feira (13). Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em conjunto com as Voluntárias Sociais, o evento reúne serviços de saúde e cidadania nas ruas do Caseb e Sete de Setembro, no Centro. O atendimento é gratuito e ocorre também nesta sexta-feira (14), das 8h às 17h.

“Fiz exame de vista e adorei o atendimento das meninas, todo mundo muito educado e prestativo com a gente. Estávamos precisando desse atendimento aqui em Lamarão, viu? Bom demais”, comemora Ednalva.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Somente neste primeiro dia, a Feira Saúde Mais Perto atendeu mais de 3 mil pessoas, oferecendo exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-X, laboratoriais, além de consultas com oftalmologista, triagem para cirurgias de catarata e encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram cirurgia de catarata.

Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana acompanhou o primeiro dia dos trabalhos e destacou a importância do serviço para toda a região. “Essa é uma ação que leva a saúde, de fato, para quem mais precisa. Conseguimos reunir em um só lugar serviços médicos, odontológicos e de cidadania, promovendo atendimento de qualidade para todo o município de Lamarão e região”, explicou.

Além da Secretária Roberta Santana, a ação também foi acompanhada nesta quinta-feira pela primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais, Tatiana Velloso, e pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

No espaço, também é oferecido atendimento odontológico, preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, além de triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, colecistectomia, hérnias umbilical, inguinal e epigástrica.

Coordenador do mutirão, Edvaldo Gomes destaca que os exames de imagem e serviços de odontologia foram os mais procurados nesse primeiro dia de evento. “Seguimos oferecendo saúde de qualidade para toda população de Lamarão e região nesta sexta (14), mas o serviço de odontologia deve ser prorrogado por mais um dia para atender a demanda. A expectativa é que a procura aumente ainda mais”, ressalta.

As cirurgias de catarata serão realizadas no próprio município, entre os dias 28 e 30 de abril. Os pacientes que farão outras cirurgias eletivas serão encaminhados para uma unidade em Riachão do Jacuípe.

Vacinação

Um posto de multivacinação foi montado na Feira para atender a população, onde estão sendo aplicados diversos tipos de imunizantes, incluindo a vacina contra a Covid-19. Testes para a detecção de HIV, Sífilis e Hepatite também fazem parte da lista de serviços oferecidos.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência. No caso de exames de ultrassonografia, é preciso apresentar a requisição médica.

Fonte: Ascom/Sesab