Nos últimos 60 dias, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), abriu 21 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Estado. Dez deles são no Hospital Martagão Gesteira (HMG), em Salvador. Além disso, foram abertos mais 18 leitos clínicos na unidade. Também na capital, o Instituto Couto Maia (ICOM), que é o maior e mais moderno hospital especializado em doenças infectocontagiosas do Brasil, recebeu outros seis leitos de UTI Pediátrica.
 
No Sudoeste do Estado, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) conta com mais cinco leitos de UTI Pediátrica, prontos para atender às crianças de toda a região. Agora, a unidade tem 15 leitos no total, sendo 10 reservados para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e cinco para UTI Pediátrica geral. Nos próximos dias, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, vai receber seis novos leitos. Em Vitória da Conquista, o Hospital Samur terá mais quatro.
 
Além dos leitos abertos, a Sesab determinou que a UTI Pediátrica do Hospital Materno-Infantil Doutor Joaquim Sampaio, em Ilhéus, passe a receber, por tempo indeterminado e via Sistema de Regulação, somente pacientes que apresentem sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave. No Hospital Geral de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a emergência pediátrica da unidade ganhou um reforço no efetivo, que agora passa a contar com três médicos pediatras, e terá atendimento sob demanda espontânea. De acordo com a diretora de atenção especializada da Sesab, Priscila Macedo, as medidas foram tomadas por conta do aumento das internações em crianças neste período, sobretudo por causa das doenças respiratórias.