Foto: Divulgação

Gestores de instituições públicas e técnicos dos projetos financiados ou a serem financiados pelo Banco Mundial dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas, participam, nesta semana, de uma missão técnica na Bahia. O objetivo é conhecer as estratégias de acesso ao mercado desenvolvidas no âmbito projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva.

O grupo conheceu o Centro de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, que conta com os serviços de armazenamento, captação, entrega, logística, vendas no atacado e no varejo, mercado institucional e na loja virtual mercaf.com.br, operacionalizados pela Federação da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), para que as cooperativas alcancem o mercado de Salvador e da Região Metropolitana. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Também foi realizada visita ao Empório da Agricultura Familiar no Mercado do Rio Vermelho, onde estão disponíveis produtos da agricultura familiar baiana.  

Outras estratégias para potencializar o acesso dos agricultores e seus empreendimentos ao mercado, apresentadas durante a programação, são a Coordenação de Inteligência de Mercado, contratação de Especialistas Temáticos, Assistência Técnica em Gestão (ATEG), Plano de Negócio Participativo, Participação em Feiras e Rodadas de Negócios, Elaboração e disponibilização de materiais de apoio (Cartilhas, Guias e Manuais de Boas Práticas), Desenvolvimento de Produtos, Marcas, Rótulos e Embalagens, entre outros.  

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o Bahia Produtiva fez investimentos a partir de uma construção coletiva sobre a realidade da demanda local. “Essa é uma grande metodologia que o projeto nos trouxe e a troca de experiência é sempre muito boa. Estamos iniciando novos projetos e fazer essa troca de experiências faz um Nordeste cada vez mais forte”.  

O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, afirmou que fazer intercâmbio com outros estados é sempre importante para avançar. “Eles estão conhecendo a experiência do Bahia Produtiva e, com certeza, temos muito a aprender com cada estado”.  

Programação 

Até a próxima sexta-feira (05), o grupo com representantes do Nordeste visitam organizações produtivas que possuem experiências exitosas como a Cooperativa dos Agricultores de Itaberaba (Coopaita), a Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), a Cooperativa Regional de Alimentos Bahia (FrigBahia) e Cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão), em Pintadas; a Cooperativa Agropecuária de Giló (Coopag), em Várzea Nova; e a Cooperativa de Produção do Piemonte (Coopes), em Capim Grosso. 

Fonte: Ascom/CAR