Foto: Divulgação

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) lançou a campanha “Dignidade Menstrual, Diga SIM!” para atende as necessidades das mulheres e jovens baianas e reduzir a pobreza menstrual. Nessa etapa, a SPM-BA conta com o apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF) para recolher absorventes durante os jogos do Bahia na Arena Fonte Nova e mobilizar torcedores, torcedoras e jogadores para a causa. 

No próximo jogo, dia 20 de maio, a equipe da secretaria estará nas entradas sul e norte, a partir das 15h, para recolher os pacotes de absorventes que forem doados pelo público. Além disso, haverá um trabalho de orientação sobre dignidade menstrual e violência de gênero na abertura e durante o jogo Bahia e Goiás, partida válida pela série A do Campeonato Brasileiro.  

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

No último dia 13 de maio, nossa equipe também esteve na Arena Fonte Nova, como parte da parceria com FBF e o Bahia FC, para fazer uma campanha de sensibilização e conscientização através da entrega de panfletos nos portões do estádio e da abertura de duas faixas durante o jogo. 

A campanha “Dignidade Menstrual, Diga SIM!” começou em março no show Elas à frente na Concha Acústica do TCA e já arrecadou 1.200 pacotes de absorventes, que foram doados para o coletivo o coletivo de mulheres e centro de referência de atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica. 

Mais informações

Para a Organização das Nações Unidas (ONU) a dignidade menstrual é uma ação de saúde pública e de direitos humanos. O acesso aos absorventes é indispensável para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, além de ser uma maneira de assegurar o direito à autonomia corporal e a autodeterminação para pessoas que menstruam, conforme o relatório Pobreza Menstrual no Brasil, produzido pelo UNICEF. 

Segundo a ONU, estima-se que uma em cada dez meninas, no mundo, falte às aulas quando estão menstruadas por não ter produtos de higiene específicos.  

Fonte: Ascom/SPM