Foto: Itailuan dos Anjos/GOVBA

Com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito através da conscientização dos condutores, tendo em vista que 90% dos sinistros são causados por falhas humanas, o Detran-BA realizou um curso de direção defensiva, com foco na atualização de normas e regras. O evento ocorreu na manhã dessa quarta-feira (24), no auditório do Batalhão de Policiamento de Eventos (BEPE), em Pituaçu.

Com o tema “Quem é o culpado? Aprendendo a evitar acidentes”, a capacitação contou com a presença de motoristas profissionais que atuam em órgãos e secretarias do Estado da Bahia, em empresas de transportes públicos, policiais militares e civis e condutores em geral. A palestra principal foi ministrada pelo especialista em trânsito, o Ten. Cel. Luide Souza.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Segundo Souza, a programação do Maio Amarelo promovida pelo Detran-BA está com raízes em diversos segmentos. “Atuando nas escolas públicas com peças teatrais, promovendo ações nas ruas com os mímicos do trânsito, na realização do I Seminário Estadual destinado a agentes públicos e parceiros envolvidos na causa e agora um seminário para os motoristas profissionais e condutores em geral. Saldo muito positivo, engajamento nas ruas e redes sociais. Tenho certeza que esse mês deixará um legado muito positivo para aplicarmos boas práticas durante todo o ano”, afirmou o tenente coronel.

“Quem é o culpado? Aprendendo a evitar acidentes”

Palestra foi bem didática, ilustrada com situações cotidianas, com abordagem focada em atitudes defensivas, vídeos e interatividade. A plateia entendeu que a direção defensiva é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas, encontradas nas vias de trânsito.

Ao final, os participantes receberam certificados de participação, com carga horária de quatro horas. Jailson Rodrigues atua como motorista profissional há 25 anos e ressalta a importância de receber o certificado. “Enriquece nosso currículo e tudo que se discutiu no evento é de importância no dia a dia. Muito boa a iniciativa do órgão”. Entre os participantes, o motorista Robson Nascimento, tem muito tempo de atuação profissional e também muitos cursos. Mas, para ele, esse tem um destaque, pelos exemplos corriqueiros de quem vivencia o trânsito. “O órgão está de parabéns pela iniciativa”.

Maio Amarelo

“Programamos o curso como uma maneira prática e, ao mesmo tempo, de relevância para celebrar a primeira década do Maio Amarelo, um movimento que surgiu para destacar a atenção que todos devemos ter para preservação de vidas no trânsito”, ressaltou Ítalo Nunes, coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran-BA.

Com o slogan “No Trânsito, escolha a vida”, o Detran-BA realiza, em parceria com outros órgãos e com a sociedade civil, diversas atividades durante todo o mês de maio. O departamento está com a campanha “Não seja um monstro no trânsito” e outras agendas vão ocorrer até o final da semana que vem.

Fonte: Ascom/Detran-BA