Foto: Mário Marques/ SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) encerrou, na sexta-feira (9), a participação na Bahia Farm Show com saldo positivo. Cumprindo agendas na região Oeste desde a segunda-feira (5), o órgão ministrou palestras, se reuniu com empresários e associações, visitou distritos industriais e apresentou oportunidades de investimentos e orientações sobre incentivos fiscais.

“A presença da SDE na Bahia Farm Show teve o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Ao oferecer suporte às empresas, associações e investidores interessados, fortalecemos o mercado local, gerando empregos e fomentando a economia. Encerramos as nossas atividades nesta sexta-feira com a certeza que cumprimos a nossa missão, dada pelo governador Jerônimo Rodrigues, de impulsionar o desenvolvimento no Oeste da Bahia”, comentou o secretário da SDE, Angelo Almeida.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Durante a semana, o gestor visitou stands, se reuniu com a Associação dos Produtores Rurais da Chapada do Rio Pratudão (APRUP), a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Barreiras (ADIB), e a Associação das Empresas do Centro Industrial do Cerrado de Luís Eduardo Magalhães (ACICLEM) e empresários locais. Almeida explica que as agendas trataram de demandas diversas, como apoio a projetos e questões de infraestrutura dos distritos industriais. “São temas que, em nossa opinião, impulsionarão o potencial produtivo e ajudarão a atrair mais investidores. O nosso objetivo é promover o crescimento sustentável dos distritos industriais e impulsionar o desenvolvimento regional”, disse.

Luís Antônio, presidente da ACICLEM, destacou a importância do diálogo com a SDE. “O secretário Angelo foi bem solícito às demandas da gente. Nós visitamos as empresas Grãos do Oeste, a Alfa Trans, a Agro Forte, Captar Agrobusiness, demos uma volta pelo distrito industrial e mostramos a sua capacidade e desempenho”, disse. O empresário também comemorou a criação de um grupo de trabalho para tratar questões relacionadas aos distritos industriais da região. “Isso aproxima o Estado e o Oeste da Bahia, que tem uma capacidade pujante. Com o apoio desse grupo de trabalho a gente tem a esperança de que vamos conseguir destravar algumas questões e gerar ainda mais emprego e renda”, finalizou.

Agronegócio e Economia Verde

Na programação da Bahia Farm, a SDE discutiu as Perspectivas do Agronegócio frente a Economia Verde na Bahia. A palestra foi ministrada pelo secretário Angelo Almeida, no stand do Instituto Educacional Washington Pimentel (WP). O gestor discutiu temas como a desfossilização da economia e os principais usos do Hidrogênio Verde (H2V) na agropecuária. Ele explica que o futuro do agronegócio está diretamente ligado à economia verde e as perspectivas são promissoras para quem se compromete com a sustentabilidade.

“Com a crescente demanda por alimentos sustentáveis e a preocupação com a preservação ambiental, o setor tem a oportunidade de se destacar, adotando práticas agrícolas mais sustentáveis e promovendo a agricultura de baixo carbono. Além disso, a busca por energias renováveis e a valorização da produção orgânica impulsionam o agronegócio a se adaptar e inovar, criando oportunidades de negócio e fortalecendo sua posição no mercado global”, disse.

Katerine Rios, sócia do Instituto da WP, destacou a proposta do evento. “O nosso objetivo é levar conhecimento e difundir ideias. Nós estamos muito felizes de receber a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na pessoa do Angelo, que veio dialogar com os industriais de Luís Eduardo Magalhães. Essa visão de vir aqui, encontrar com eles e desenvolver é muito gratificante”, comentou.

A SDE levou à Bahia Farm Show diversos setores do órgão. Estiveram presentes a Assessoria de Planejamento e Gestão, as Coordenações de Fomento ao Desenvolvimento Industrial, de Imóveis do Interior e de Análise de Processos de Incentivos Fiscais.

Fonte: Ascom/SDE