Foto: Divulgação/Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apresentou, em evento promovido pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), entre os dias 29 e 31 de maio, dois produtos de geoinformação desenvolvido pelo Inema: o Mapeamento da Cobertura Vegetal e o Novo Geobahia.

“Foi uma oportunidade para dar conhecimento ao grande esforço realizado pelo Inema na entrega de um produto de grande valor às demandas das áreas técnicas do Instituto, assim como para toda a sociedade”, destacou Adriano Cassiano, Coordenador de Geoprocessamento do órgão.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O Mapeamento da Cobertura Vegetal permitiu identificar as diferentes características das vegetações presentes nos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica em todo o território estadual. Ao longo dos seis anos de sua produção (2013 a 2019), este produto traz uma visão detalhada sobre a cobertura vegetal de todos os biomas baianos, numa escala de 1:50.000.

No mesmo evento, a apresentação do Novo Geobahia, resultado do investimento realizado pelo Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA/Porto Sul), proporcionou o conhecimento das novas funcionalidades e ferramentas que garantem maior autonomia para os usuários, impulsionando a evolução deste SIGweb mais longevo da área ambiental do Estado, com seus dezenove anos de existência.

O Inema utiliza o Novo Geobahia como uma ferramenta para integrar informações ambientais e socioeconômicas, auxiliando na gestão estadual. Sua recente atualização inclui o cadastro de poligonais do PRA, seguindo um modelo compatível com o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir).

“Recebemos o feedback da experiência do público, bem como receber sugestões de melhoria. Isso demonstra que estamos consolidando a estratégia de entregar valor por meio do projeto”, complementa Carlos Freitas, líder técnico da equipe de geoprocessamento do Inema.

Fonte: Ascom/Inema