Foto: Divulgação

A SPM-BA (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia) esteve em Fortaleza e região, entre os dias 26 e 29 de junho, para uma série de visitas e trocas de experiências com as lideranças da Secretaria de Mulheres do Ceará. O objetivo foi conhecer os projetos relacionados à prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.

O primeiro encontro foi na Casa da Mulher Brasileira e serviu para observar o funcionamento desse equipamento tão importante para as mulheres. A Chefe de Gabinete, Aldinha Sena, a Superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência, Camilla Batista, a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Ministério das Mulheres, Denise Motta, a Diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Ministério das Mulheres, Aline Yamamoto e as Secretárias Executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e de Planejamento e Gestão Interna da Casa da Mulher Brasileira, Raquel Andrade e Glória Mattos, trocaram conhecimento e experiência durante a visita ao local.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A Casa da Mulher Brasileira já funciona há cinco anos em Fortaleza e é coordenada por Daciane Barreto. A Superintendente Camilla Batista explicou que, durante a visita, foi possível entender a estrutura da rede integrada, o fluxo de atendimento das instituições e os detalhes dos custos operacionais e de pessoal. “Nossa expectativa na Bahia é replicar as boas práticas desenvolvidas pelo estado do Ceará, que tem diminuído sistematicamente o número de feminicídios e garantido proteção efetiva às vidas das mulheres, bem como proporcionar autonomia econômica no processo de rompimento do ciclo da violência”, explicou a Chefe de Gabinete.

Outra reunião importante foi realizada com a Vice-Governadora e também Secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero, abordando temas como o funcionamento da Casa da Mulher Cearense, o projeto “Oxe, Me Respeite na Escola”, as capacitações na rede de atendimento às mulheres e em festividades populares, o Selo Lilás e o crédito mulher pelo Desenbahia.

Em Sobral, as lideranças da SPM-BA conheceram a Casa da Mulher Cearense, que atende 14 mulheres por dia, para a Chefe de Gabinete, Aldinha Sena, foi uma agenda extremamente positiva e que demonstra que as mulheres nordestinas estão unidas em vários propósitos e desejos buscando a construção de políticas públicas para o acolhimento das mulheres em situação de violência e vulnerabilidade.

Fonte: Ascom/SPM