Novembro Negro
Foto: Claudionor Jr/SEC

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar a divulgação dos dados de Raça/Cor do Censo Demográfico 2022 em Salvador, com a presença de autoridades nacionais e locais. O evento será uma realização conjunta com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e acontecerá no segundo semestre em data a ser divulgada. A notícia foi anunciada durante visita do IBGE à SEI, ontem a noite (16). 

Na oportunidade, o presidente do IBGE, Cimar Pereira, reforçou a qualidade das informações do Censo Demográfico 2022. “Foi realizado com recursos tecnológicos que permitiram uma coleta de dados eficiente, com processamento e análises críticas realizadas em tempo real, permitindo segurança e alto controle do processo de coleta de dados. Os resultados são dados de altíssima qualidade e precisão”. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

No encontro, foi reforçada a importância da cooperação entre a SEI e o IBGE nas formulações das  Contas Regionais, limites municipais e estaduais, cartografia e projeções de populações para o estado da Bahia. 

“O IBGE é o nosso maior parceiro, órgão que oferece as bases para grande parte do nosso trabalho. Atuamos em alinhamento e sempre buscando ampliar o escopo de atividades conjuntas”, disse o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira. 

Novas parcerias 

Em conjunto com o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, e as equipes de ambos os órgãos, foi definida ampliação de parcerias entre as instituições, com a participação da SEI em etapas técnicas de pesquisas do IBGE, de modo a colaborar e garantir mais aproveitamento de informações para a Bahia: no ajuste das amostras mestras das pesquisas do IBGE, redefinição de domínios regionais e possibilidades de adição de temas de interesse da Bahia de forma modular. 

Além disso, o IBGE irá cooperar com a formulação da nova Pesquisa Domiciliar da SEI: a Pesquisa Baiana por Amostra de Domicílios, em fase de desenvolvimento. 

Fonte: Ascom/SEI