Foto: Divulgação/BNB

Nessa quarta-feira (14), o BNB – Banco do Nordeste promoveu um encontro com a AFD – Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), na sede da instituição na cidade de Fortaleza, para a assinatura de um convênio de crédito entre as instituições no valor de 150 milhões de euros, o equivalente a R$ 790 milhões na cotação atual. Os recursos devem ser usados no financiamento de projetos da iniciativa privada na área de infraestrutura sustentável com foco em energia renovável e saneamento nos estados na área de atuação do BNB. O secretário do Planejamento da Bahia, Cláudio Peixoto, representou o governador Jerônimo Rodrigues no evento.

Além do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, e a diretora regional da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Laetitia Dufay, também participaram da solenidade de assinatura, os secretários de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga Filho, o presidente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Fernandes Neves, e o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna de Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Flávio Gomes Rodrigues.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Podem ser financiados projetos que envolvam manejo de resíduos sólidos, energia renovável, saneamento básico e cidades sustentáveis. “Desde o primeiro momento à frente do Banco do Nordeste temos caminhado para ir além dos valores do nosso Fundo Constitucional. Conversamos com BNDES, Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco dos BRICs, BID, além de já termos firmado parcerias com o Banco Mundial e agora com a AFD. Isso significa mais recursos e crédito para desenvolvermos a nossa região”, afirma o presidente do BNB, Paulo Câmara.

O convênio com a Agência Francesa de Desenvolvimento está sendo firmado após construção de propostas, análises de viabilidade técnica e reuniões de representantes europeus ao Banco do Nordeste. As visitas dos técnicos franceses incluíram diligências em várias unidades administrativas e negociais do BNB, visando conhecimento dos fluxos e processos do Banco e levantamento de informações necessárias à concessão do crédito da AFD.

“O Nordeste, uma região marcada por desigualdades e mais exposta às consequências das mudanças climáticas, é uma prioridade em nosso mandato, da Embaixada da França e também do governo do presidente Lula. É por isso que estou particularmente orgulhosa da assinatura dos contratos de empréstimo com a Cagepa – Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba e o BNB. Estes são os primeiros financiamentos que a AFD concede na região do Nordeste”, afirma Laetitia Dufay.

Desenvolvimento e Sustentabilidade

A importância do Banco do Nordeste para o desenvolvimento econômico e social da região foi destacada pelo secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, que parabenizou o banco por impulsionar projetos estratégicos de infraestrutura nos estados nordestinos. Além disso, o secretário ressaltou a operação de crédito no valor de 132 milhões de euros, que está sendo viabilizada pelo Estado da Bahia com a Agência Francesa e que irá viabilizar o programa integrado de saneamento e recursos hídricos e seus impactos na saúde, com a coordenação da Seplan e execução compartilhada pelo Inema – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Cerb – Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia.

“A diretriz estabelecida pelo governador Jerônimo Rodrigues é clara no sentido de ampliarmos a capacidade de investimento do Governo da Bahia com ações e projetos que buscam promover o desenvolvimento econômico e social com foco na sustentabilidade e na redução das desigualdades, fortalecendo a captação de recursos financeiros, a partir da cooperação com as instituições nacionais e internacionais, e compartilhando experiências e soluções no âmbito dos consórcios públicos para superarmos os desafios de combater a pobreza e a fome e atingirmos os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pelo pacto global das ONU – Organizações das Nações Unidas”, ressaltou Peixoto.

A programação do evento também foi marcada por uma palestra proferida pelo economista chefe do Banco do Nordeste, Luiz Esteves, que abordou o tema “O futuro e os desafios das infraestruturas sustentáveis no Nordeste”, e uma reunião institucional entre as autoridades presentes. Além do repasse de recursos ao Banco do Nordeste, a Agência Francesa de Desenvolvimento assinou convênio com a Cagepa no valor de 50 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões).

Fonte: Ascom/Seplan