Foto: Divulgação/Seplan

Sob a coordenação da Secretaria do Planejamento (Seplan), o Governo do Estado dá continuidade à construção do PPA- Plano Plurianual 2024-2027, com o início das salas programáticas, nesta segunda-feira (5), no Instituto Anísio Teixeira. A atividade, que reúne gestores e técnicos das secretarias, que respondem pelos compromissos dos programas vinculados a cada um dos treze eixos estratégicos, além das secretarias identificadas como possíveis parceiras dentro da proposta de transversalidade no processo de construção do Plano, segue até o próximo dia 21.

O objetivo do trabalho, que integra a fase de detalhamento da Matriz Programática, é a identificação das ações críticas que subsidiam a definição dos indicadores de compromissos e a formulação de Iniciativas. A primeira delas, resultado da ausência do poder público, se relaciona com os problemas enfrentados pelas comunidades, e a segunda irá orientar as políticas necessárias para a resolução destes problemas.  

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A Diretora de Planejamento Econômico da Seplan, Nícia Santos, falou a respeito da expectativa sobre os resultados do trabalho. “O que nós esperamos ao final desta etapa é que as secretarias realmente consigam construir e identificar causas críticas relacionadas aos problemas que originaram os compromissos de forma assertiva e também as ações críticas que possam nortear os indicadores de compromissos e iniciativas. Esperamos também contar com a participação das secretarias nas salas e que elas possam aportar iniciativas para que nós tenhamos um PPA cada vez mais qualificado e transversal.”

O Assessor de Planejamento e Gestão (APG) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Edson Valadares, destacou a relevância do trabalho para o planejamento estadual. “É muito importante o trabalho desenvolvido pela Seplan nestas mesas programáticas, discutindo os compromissos de cada eixo que compõe o PPA Participativo do nosso governo e isto é fundamental porque a partir dos compromissos nós iremos identificar as causas críticas, portanto aquelas que são impactantes no problema e também as ações que precisam ser desenvolvidas para atacar estas causas críticas. Então este momento é fundamental para que na etapa posterior, onde vamos identificar as iniciativas, tenhamos conhecimento profundo da realidade e assim possamos operar para solucionar os grandes problemas que ainda impedem a efetividade das políticas públicas”, avalia.

Nesta segunda-feira, foram trabalhados três eixos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura e Logística; e Desenvolvimento Urbano.  Participam das Salas Programáticas Assessores de Planejamento e Gestão, superintendentes, diretores, coordenadores e técnicos das secretarias estaduais.

Fonte: Ascom/Seplan