Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O município de Castro Alves, situado no Recôncavo baiano, recebeu, na noite deste sábado (24), a visita do governador Jerônimo Rodrigues. Ele e a primeira-dama, Tatiana Velloso, iniciaram o roteiro pela Casa de Taipa e, em seguida, acompanharam a 25ª edição do Arraiá do Poeta, em referência ao filho ilustre da cidade. A visita dá sequência à maratona de idas aos municípios que estão realizando as festas de São João e São Pedro em 2023.

Jerônimo explicou que está fazendo um tur pelas cidades com festas juninas para visibilizar toda a cultura produzida pelo povo baiano no período. “A minha presença nos municípios com atividades juninas é para reafirmar o nosso apoio, enquanto Governo do Estado, aos valores e tradição cultural do São João e do São Pedro na Bahia”. Ele também reafirmou a importância dos festejos na economia do estado, “A festa trouxe mais de 1,5 milhão de turistas e gerou cerca de R$ 1,5 bilhão, dinheiro que está circulando na nossa economia”, pontuou.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A programação local, que vai até domingo (25), tem entre os destaques artistas como Targino Gondim, Cavaleiros do Forró e Banda Oliveira. Além de comidas e brincadeiras típicas da época, a decoração da cidade chamou a atenção dos moradores e dos turistas. Para Ana Paula, que é vendedora em Salvador, a festa de Castro Alves garante sempre a sua presença e de sua família. “Tá tudo bem organizado, tudo bonito, tudo lindo, limpo melhor que o ano passado, eu achei”.

O prefeito do município, Thiancle Araújo, destacou que o suporte em infraestrutura da gestão estadual foi determinante para garantir a execução da festa com padrão de qualidade e mantendo as tradições locais. “Mesmo o São João tendo caído no final de semana, a parceria com o Governo do Estado foi eficiente em garantir um público alto em todas as festas realizadas, não apenas aqui, mas em toda a Bahia”.

São João da Bahia

Durante o São João de 2023, mais de 280 municípios baianos estão sendo apoiados pelo Governo do Estado, para a realização dos festejos juninos. Em Salvador, a tradição se mantém com shows no Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe.

O investimento do Estado, entre apoios e serviços, é superior a R$ 100 milhões. Além do apoio às cidades, o governo estadual garante reforço nas operações de Segurança Pública, com um efetivo de mais de 24 mil profissionais; esquema especial de atendimento de saúde e ações de infraestrutura para baianos e milhares de turistas que visitam a Bahia nesta época do ano.

Repórter: Anderson Oliveira