Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Para que milhares de baianos e turistas possam curtir o São João da Bahia com toda tranquilidade, o Governo da Estado está investindo mais de R$ 100 milhões na festa com apoios e serviços em Salvador e no interior. Nesta sexta-feira (23), no Parque de Exposições, na capital baiana, ações de segurança, saúde, assistência social e combate à violência contra a mulher, garantiram que nada estragasse a alegria e a tranquilidade do público.

Câmeras de reconhecimento facial, além do efetivo de policiais militares fortalecem a segurança dos que participam da festa. O Coronel Ricardo Passos, Comandante de Policiamento Regional da Capital (CPRC) Atlântico, destacou o uso da tecnologia na atuação dos profissionais. “As câmeras que estão instaladas em Salvador e no interior do Estado são ferramentas eficazes. Identificam qualquer pessoa com mandatos em aberto e os policiais estão portando rádios de última geração, que recebem em tempo real a foto do indivíduo procurado pela justiça e, prontamente, é feita a captura dele”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

 
Para o professor Tiago Sales, o reforço na segurança é essencial para proporcionar um ambiente seguro para quem quer aproveitar a festa. “Saber que medidas efetivas estão sendo tomadas para capturar criminosos e garantir a integridade dos presentes nos enche de confiança e nos permite aproveitar ainda mais essa festa maravilhosa. Dá muito mais estimulo sair de casa dessa maneira”.

Durante as festas que acontecem em todo o Estado com o apoio do Governo do Estado, cerca de 24 mil profissionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) estão atuando para atender a população em 244 municípios. Deste total, 18 mil são policiais militares. Mais de 700 câmeras de videomonitoramento, sendo 153 inteligentes com análise dos pontos faciais, estão espalhadas em áreas estratégicas dos quatro principais pontos de evento da capital, nos municípios da Região Metropolitana de Salvador e em cidades do interior baiano.

Saúde

No São João do Parque de Exposições, os visitantes também podem fazer testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A ação busca ampliar o acesso ao diagnóstico e a informação sobre a importância de prevenir e tratar o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Sífilis, Hepatites, entre outros. Quem visitar os estandes também será orientado sobre prevenção e sexo seguro. As pessoas que testarem positivos serão encaminhadas para tratamento. O espaço conta ainda com a distribuição de camisinhas.

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Doenças Transmitidas por vetores da Secretária de Saúde, Eleuzina Falcão, ressaltou a importância da ação. “É uma oportunidade de conscientizar e proteger a população contra essas doenças, que continuam sendo um problema de saúde pública. A testagem, que está disponível em um estande próximo ao palco principal, visa fornecer informações essenciais aos participantes, identificando possíveis infecções e permitindo o acesso rápido a tratamentos adequados. A iniciativa busca, sobretudo, estimular a prevenção e o cuidado com a saúde sexual, promovendo relações saudáveis e responsáveis entre os participantes do evento”.

Violência

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) está promovendo  a campanha “Oxe, Me Respeite!”, com a distribuição de materiais informativos sobre a violência contra a mulher. A ação também promoveu a capacitação dos agentes públicos para atuar nos festejos juninos, com a finalidade de fortalecer a rede de serviços e garantir uma resposta efetiva e integrada às mulheres em situação de violência.

Solidariedade

Além da programação recheada de grandes atrações, o São João do Parque de Exposições conta ainda com uma ação solidária do Programa Bahia Sem Fome (BSF). Até o dia 2 de julho, um estande do Programa montado na entrada do espaço está arrecadando doações de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social. Dezenove agentes do Corpo de Bombeiros foram deslocados para dar apoio à ação.

Combate ao racismo

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) também está atuando com ações de combate ao racismo e à intolerância religiosa e com serviços de orientação jurídica, psicológica e social, a exemplo do trabalho realizado no Carnaval, na Festa de Iemanjá, na Micareta de Feira de Santana e na Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié.

Repórter Tácio Santos