Mais de 50 atletas de diversas modalidades estiveram reunidos, na quarta-feira (19), com o governador Jerônimo Rodrigues, no Centro Administrativo, em Salvador. A intenção do encontro foi apresentar os resultados dos desportistas apoiados pelo Governo da Bahia, através de programas como o FazAtleta – de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico, e o custeio de passagens, que permitem a participação em competições nacionais e internacionais. Estiveram presentes também o vice-governador, Geraldo Júnior, e presidentes de federações.

De acordo com Jerônimo Rodrigues, a intenção é aliar educação com esporte e estimular cada vez mais a prática das diversas modalidades. Para isso, as novas escolas que estão sendo construídas são dotadas de estrutura com capacidade de oferecer a prática esportiva no ambiente escolar, e os municípios baianos têm recebido equipamentos como areninhas, pistas de atletismo e estádios reformados.

Somente de maio a junho deste ano, o programa FazAtleta, executado pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), já destinou R$ 6 milhões para apoiar 120 projetos, sendo 108 atletas e 12 eventos esportivos. Já o Bolsa-Esporte, nos editais 2022 e 2023, investiu mais de R$ 1,5 milhão para beneficiar 162 atletas em toda a Bahia.