O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), está aumentando a quantidade de bolsas de residência médica em solo baiano em 2023 e em 2024. Com investimentos de mais de R$ 12, 6 milhões, as vagas são disponibilizadas em 11 unidades de saúde, em sete municípios diferentes. A superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Janaína Peralta, informa que atualmente a Sesab custeia 1.155 bolsas de residência médica, com valor anual de aproximadamente R$ 57 milhões.

Neste ano, já houve autorização para concessão de 19 novas bolsas, iniciadas no último mês de março, no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, no Hospital Regional de Juazeiro, Hospital Ana Nery, em Salvador; e Hospital do Oeste, em Barreiras. Para 2024, serão mais 28 bolsas, em diversas unidades. As vagas serão ofertadas por meio de edital específico que será divulgado futuramente.