Governador vistoria obras de construção e ampliação de escolas em Ilhéus
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Na próxima terça-feira (1º), o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), José Trindade, e o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Andrade, participam do lançamento do contrato de consultoria especializada para implementação da metodologia BIM (Building Information Modeling) em projetos e obras da Conder. Em tradução livre, BIM quer dizer Modelagem da Informação da Construção. Com esta parceria, os colaboradores da Conder serão capacitados para utilizar o BIM nos projetos, análises e obras realizadas pela instituição, proporcionando ainda mais eficiência, transparência e qualidade nos empreendimentos entregues à população baiana.

Considerado o futuro do setor construtivo, o BIM facilita a criação de um ambiente colaborativo em todas as fases do ciclo de vida do empreendimento, podendo ser complementado por todos que participam do desenvolvimento do projeto, com menos erros e melhor uso dos recursos. Isso facilitará a troca de informações, correções e adaptações em qualquer estágio do projeto ou da execução, em tempo real e integrado, possibilitando um verdadeiro trabalho colaborativo, com redução de tempo e dinheiro.

Link Personalizado

No Brasil, desde 2018, a chamada Estratégia BIM BR foi definida para guiar a adoção da metodologia e, em 2020, um decreto do Governo Federal colocou 2028 como horizonte para adoção do BIM em todas as fases das obras públicas. Em 2021, a Nova Lei de Licitações e Contratos estabeleceu de forma explícita a preferência pela adoção do BIM, bem como de tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que possam substituí-lo, para a execução de obras e serviços de engenharia e arquitetura.

Para a Administração Pública, a utilização do BIM e outras tecnologias similares representa um importante avanço na estruturação de projetos, pois proporciona uma definição técnica mais precisa. Isso resulta na redução significativa de aditivos contratuais e alterações durante a execução das obras, evitando custos diretos e indiretos, graças ao planejamento mais detalhado e acurado das atividades envolvidas no empreendimento.

A expectativa é aumentar a eficiência e racionalidade no uso de materiais, trazendo o setor da construção civil, que ainda tende em grande parte a práticas quase artesanais, a um patamar mais industrial. A eficiência e racionalidade podem facilitar, por exemplo, o saneamento do déficit habitacional no país.

O Senai Cimatec é uma referência nacional na tecnologia BIM e lançou a primeira pós-graduação do país na área, em 2013. A consultoria especializada, desenvolvida sob medida para a Conder, tem previsão de duração de 12 meses e será realizada em três etapas: diagnóstico inicial de maturidade BIM e definição de metas estratégicas para a organização, capacitação de colaboradores e prova de conceito com projeto-piloto BIM.

Fonte: Ascom/Conder