Encontro em Salvador destaca atuação das Escolas Famílias Agrícolas na luta contra a fome
Foto: Adriel Francisco

Lideranças das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) de toda a Bahia se reuniram no auditório do hotel Fiesta, nesta segunda-feira (21), em Salvador, para a abertura do 44° Encontro da Rede Aecofaba (Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia). O evento contou ainda com secretários de Estado e representantes da Ufba e da Uneb.

Egresso da EFA de Sobradinho, o hoje coordenador do Programa Bahia Sem Fome (BSF), Tiago Pereira, esteve presente no encontro e destacou que o Governo do Estado e toda a sociedade baiana estão comprometidos na luta contra a fome. De acordo com Tiago, é fundamental reconhecer a importância das EFAs na defesa desse projeto. “Hoje, na administração pública, estou representando esse movimento da Pedagogia da Alternância, das Escolas Famílias Agrícolas e das Casas Familiares Rurais”, disse Tiago.

Ainda de acordo com o coordenador do BSF, o governador Jerônimo Rodrigues tem cobrado da sua equipe um novo olhar em relação à administração, que inclua quem mais necessita na política pública. “Isso tem exigido de nós inserir as EFAs em todas as políticas públicas implementadas pelo Estado”, completou.

Sobre o Encontro

Com o tema Pedagogia da Alternância: Práticas e Contribuições para o Fortalecimento da Educação do e no Campo, o evento tem como objetivo promover a formação continuada de professores e gestores das EFAs, bem como fortalecer a articulação sociopolítica com os parceiros das escolas para garantir a sustentabilidade e autonomia dessas entidades.

A Aecofaba hoje conta com 18 EFAs filiadas, que atendem mais de dois mil alunos, em sua grande maioria, filhos e filhas de agricultores e agricultoras familiares. A Associação, dentre outras coisas, fomenta a defesa da educação integrada e contextualizada, a valorização e preservação das sementes crioulas, a formação e a emancipação da população camponesa e a união da teoria e da prática em vista da transformação da realidade.

Em um momento de grande emoção, foi feita uma homenagem à liderança e coordenadora do Quilombo Pitanga dos Palmares, Bernadete Pacífico, morta na última quinta-feira (17), na cidade de Simões Filho.

Fonte: Ascom/Bahia Sem Fome