Governo da Bahia apresenta sete trabalhos no XII Congresso do Consad
Foto: Divulgação/Saeb

Sete trabalhos do Governo baiano foram selecionados para ser apresentados no XII Congresso Consad de Gestão Pública, que foi aberto nesta terça-feira (22), em Brasília. O Consad é o principal ambiente de discussão de boas práticas na administração governamental no país. A Secretaria da Administração da Bahia (Saeb), responsável pelo fomento da participação dos órgãos estaduais no Congresso, possui dois projetos selecionados como expositores.

O Consad terá três dias de programação (22, 23 e 24) com apresentações, painéis e debates, com mais de 150 trabalhos de todo país, cerca de dois mil inscritos e 30 palestrantes. Os trabalhos são selecionados pela relevância para a gestão pública, pela capacidade transformadora, inovação, modernização, aprimoramento da administração, dentre outros critérios.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Os autores dos projetos enviaram previamente artigos escritos, apresentando o trabalho, seu objetivo, justificativa, fundamentação teórica ou empírica, os resultados e soluções, dentre outros aspectos. Os trabalhos são avaliados por uma comissão do Consad e os projetos selecionados são apresentados nos painéis do Congresso, para representantes da administração pública dos estados brasileiros.

Os projetos selecionados abordam subtemas vinculados a uma das nove áreas temáticas do Congresso: Responsabilidade Ambiental, Social e Governança; Transformação Digital; Gestão de Pessoas; Gestão de Ativos; Ciência de Dados; Compras Públicas; Escolas de Governo; Comunicação Institucional; Concessões e PPP.

Bahia

Seis órgãos públicos baianos tiveram trabalhos selecionados para serem apresentados em painéis do Consad: As secretarias da Administração, Fazenda, Trabalho, Segurança Pública, além da Procuradoria Geral do Estado e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Os trabalhos selecionados são nas áreas temáticas da Transformação Digital, Ciência de Dados, Compras Públicas. O trabalho de fomentar a participação dos órgãos estaduais baianos no Consad foi desenvolvido Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (Ciiiap), unidade pertencente à Saeb.

A Secretaria da Administração da Bahia obteve dois trabalhos selecionados, ambos na área de Transformação Digital. A Superintendência de Gestão e Inovação (SGI/Saeb), junto com a Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), apresentaram o trabalho Interoperabilidade da plataforma de Serviços Digitais (SAC Digital) com Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia). Uma equipe composta por representantes da Saeb e da Prodeb apresentou o projeto de integração entre os sistemas, o que gerou facilidades para os cidadãos no acesso aos serviços públicos estaduais.

Já a Superintendência de Previdência do Estado, unidade também vinculada à Saeb, apresentou o recém lançado Simulador de Aposentadoria, uma ferramenta tecnológica que permite o servidor planejar o seu futuro, conhecendo os diversos cenários para ingresso na aposentadoria. O Simulador fica disposto no sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado (RH Bahia). A ferramenta possibilita que os servidores calculem o tempo que falta para se aposentar.

Fonte: Ascom/Saeb