Galpão de Lavagem de Cenouras revoluciona produção em comunidade rural de Barro Alto
Foto: Geraldo Carvalho/CAR

A plantação de cenouras sempre foi tradição na comunidade de Queimada de Claro, no município de Barro Alto, mas cerca de 50% da produção, o que representa 100 toneladas por mês, era desvalorizada. Com o Galpão de Lavagem de Cenouras, implantado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), esse cenário de perdas e desperdícios se transformou. Agora, os produtores de cenouras comemoram o aproveitamento de toda a sua colheita.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Queimada de Claro, destaca o impacto positivo que essa ação está gerando na renda dos agricultores familiares envolvidos na produção. “Nossa comunidade sempre vendeu para atravessadores, mas, agora, o galpão chegou para agregar valor à nossa cenoura. Isso não beneficiará somente nossa comunidade, mas também às comunidades próximas”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A agricultora familiar Joselita Andrade, lembra da perda financeira, antes do galpão. “Os atravessadores levavam para Canarana, Lapão ou para onde vendesse e quando faziam a seleção, sobrava muito pouco e eles só pagavam a quantidade que diziam que deu para aproveitar. Agora a gente vai poder lavar e selecionar aqui mesmo e o que sobrar, podemos vender por um preço mais barato, usar para o nosso consumo ou alimentar as nossas criações de gado, ovelha e de outros animais”.

Segundo o agricultor Silvio Teixeira Filho, com a cenoura lavada é possível passar direto para os consumidores e para os estabelecimentos comerciais. “Com a cenoura do jeito que a gente tira da roça, ficamos sem opção e temos que vender para atravessadores. Mas agora, as cenouras da nossa comunidade, as de Canarana, Soutos Soares, Barra do Mendes, Mulungu e de outros municípios do entorno vão passar a ser lavadas por aqui, levando mais renda para toda a região”.

Além do Galpão equipado, a associação também foi contemplada com um trator, projeto de irrigação e um poço, além do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), por um Agente Comunitário Rural (ACR), que vem ajudando a melhorar e aumentar a produção e produtividade das cenouras. O investimento foi realizado por meio do projeto da CAR, Bahia Produtiva, com cofinanciamento do Banco Mundial.

No galpão, em que foi instalado o equipamento de lavagem de cenoura, tem espaços destinados à separação dos produtos, lavagem, cozinha, escritório e banheiros.

A ação inovadora da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), levou uma mudança positiva, sustentável e mais renda para a comunidade rural de Barro Alto e de todo entorno.

Fonte: Ascom/CAR