Foto: Maurício Serra

Depois de passar por Camaçari, a circulação de “Viramundo”, espetáculo do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), segue rumo a duas cidades nesta semana: primeiro em Porto Seguro, na quinta-feira, 3 de agosto, no Sesc Porto Seguro, onde os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível; depois Itabuna, no domingo, 6 de agosto, no Teatro Municipal Candinha Dória, com entrada gratuita. As apresentações começam às 19h e são seguidas de um bate-papo sobre o processo criativo da obra.

Estreado em 2022 para celebrar os 80 anos de vida de Gilberto Gil, “Viramundo” tem realizado aplaudidas temporadas, com ingressos esgotados e uma especial atenção do público. Esta circulação, realizada numa parceria entre o Teatro Castro Alves (TCA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), se encerra em Juazeiro, em 26 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto.

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“Viramundo” tem direção e criação coreográfica de Duda Maia e música original do maestro Ubiratan Marques. Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos. Um roteiro musical dançado – ou um roteiro de dança musicada – nasce do acordo criativo entre Duda e Ubiratan. Na conexão entre ancestralidade e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias, despontam a diversidade, a atemporalidade, a generosidade. Com e na diferença, evidenciando os potenciais de artistas da dança de gerações, formações e experiências variadas, um olhar democrático de criação evoca a autenticidade e a espontaneidade do movimento. Acolhimento que se reflete em pertencimento, beleza, abraços, muitos abraços. Gilberto Gil é vida e festejo num palco onde todos e todas se divertem. Dança que quer ser Gil. Música que não existe sem Gil.

Para a criação da trilha sonora original, nascida dos embriões que Gil inventa e ecoa, Ubiratan Marques se baseou em três movimentos de percepção da obra do homenageado: o 1º movimento, Sertão; o 2º, Tropicália; e o 3º, Expresso 2222. São sonoridades que representam sua leitura e remetem às características próprias de Gilberto Gil, misturadas a trechos de suas canções em novos arranjos. A Orquestra Afrosinfônica, regida por Ubiratan, é que executa a música, em trilha sonora que, para a circulação, foi gravada pelo grupo.

No elenco de intérpretes-criadores, estão Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Ângela Bandeira, Cristian Rebouças, Dayana Brito, Dina Tourinho, Douglas Amaral, Evandro Macedo, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Gilmar Sampaio, Jai Bispo, Joely Pereira, Konstanze Mello, Lílian Pereira, Luís Molina, Luíza Meireles, Maria Ângela Tochilovsky, Mirela França, Mônica Nascimento, Paullo Fonseca, Renivaldo Nascimento (Flexa II), Rosa Barreto, Ruan Wills e Solange Lucatelli. Completando a ficha técnica deste projeto idealizado por Ana Paula Bouzas, ex-diretora artística do BTCA, Renata Mota assina a cenografia, Adriana Ortiz está na iluminação, Hisan Silva e Pedro Batalha, dupla dirigente da marca Dendezeiro, criaram o figurino e o Centro Técnico do TCA assumiu as soluções de cenotecnia. Anna Paula Drehmer e Ticiana Garrido, membros do BTCA, são assistentes de coreografia e Marcelo Jardim é preparador vocal convidado.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Daniela Guimarães e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018), “A História do Soldado” (2019), em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), “Viramundo” (2022), junto à Orquestra Afrosinfônica, e “Plantando Jardins” (2023). Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”. Também neste período, BTCA e OSBA estrelaram os filmes “Um Concerto para o Guarda-Roupa” e “Abraço no Tempo”. Em 2021, celebrando seus 40 anos, o BTCA lançou o longa-metragem “A Cidade que Habita em Mim”.

SERVIÇO

VIRAMUNDO

Circulação na Bahia

Camaçari: 22 de julho (sábado), 19h, no Teatro Cidade do Saber

Porto Seguro: 3 de agosto (quinta-feira), 19h, no Sesc Porto Seguro

Itabuna: 6 de agosto (domingo), 19h, no Teatro Municipal Candinha Dória

Juazeiro: 26 de agosto (sábado), 19h, no Centro de Cultura João Gilberto

Quanto: Gratuito (1kg de alimento em Porto Seguro)

Classificação indicativa: 12 anos

FICHA TÉCNICA

BALÉ TEATRO CASTRO ALVES (BTCA)

Direção Artística: Daniela Guimarães

Assistentes de Coreografia: Anna Paula Drehmer, Dina Tourinho e Ticiana Garrido

Coordenação Executiva: Magali Amâncio

Assessoria Administrativa: Bárbara Tavares

Assistente Administrativo da Direção: Matheus Santana

Produção Executiva: Tacira Coelho

Coordenador Técnico Geral: Leonard Henrique e Pedro Paulo O. Rodrigues

Administração de Cena: Rosângela Oliveira

Técnica de Som: Very Bulhosa

Técnica de Iluminação: Juliana Mendonça

Assistência Técnica: Ademir Fortuna e Francisco Bispo

Camareira: Maria Celeste dos S. Coutinho

Bailarinos: Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Ângela Bandeira, Anna Paula Drehmer, Cristian Rebouças, Dayana Brito, Dina Tourinho, Douglas Amaral, Evandro Macedo, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Gilmar Sampaio, Jai Bispo, Joely Pereira, Konstanze Mello, Leonard Henrique, Lícia Morais, Lila Martins, Lílian Pereira, Luís Molina, Luíza Meireles, Marcos Napoleão, Maria Ângela Tochilovsky, Mirela França, Mônica Nascimento, Paullo Fonseca, Renivaldo Nascimento (Flexa II), Rosa Barreto, Ruan Wills, Solange Lucatelli, Sylvan Barbosa, Ticiana Garrido

VIRAMUNDO

Idealização: Ana Paula Bouzas

Direção e Criação Coreográfica: Duda Maia

Música Original (Composição, Arranjos e Regência): Ubiratan Marques 

Assistentes de Coreografia: Anna Paula Drehmer e Ticiana Garrido

Cenografia: Renata Mota e Igor Liberato

Figurino: Dendezeiro 

Iluminadora Convidada: Adriana Ortiz

Preparador Vocal Convidado: Marcelo Jardim

Fotografias de divulgação: Mauricio Serra

Filmagem: Mundo Comunicação Integrada Ltda.

Coordenação de Comunicação: Paula Berbert

Coordenação de Redes Sociais: Pedro Enrique Monteiro

Assistentes de Comunicação: Gilneide Costa e Caio Batista

Design: Nila Carneiro

Criado e dançado por

Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Ângela Bandeira, Cristian Rebouças, Dayana Brito, Dina Tourinho, Douglas Amaral, Evandro Macedo, Fátima Berenguer, Fernanda Costa, Gilmar Sampaio, Jai Bispo, Joely Pereira, Konstanze Mello, Lila Martins, Lílian Pereira, Luís Molina, Luíza Meireles, Maria Ângela Tochilovsky, Mirela França, Mônica Nascimento, Paullo Fonseca, Renivaldo Nascimento (Flexa II), Rosa Barreto, Ruan Wills e Solange Lucatelli

Orquestra Afrosinfônica

Maestro: Ubiratan Marques

Vozes: Dinha Dórea, Djara Mahim, Raquel Monteiro e Tâmara Pessôa

Flautas: Julio Sant’Anna e Nilton Azevedo

Clarinetes: Alessandra Leão e Indira Dourado

Saxofones: Alto – Léo Couto, Tenor – Nerisvaldo Tukano e Barítono – Vinicius Freitas

Trompetes: Everaldo Pequeno e Karen Fernanda

Trombones: Gilmar Chaves e Toni Jaonitã

Tuba: Carlos Eduardo

Contrabaixos: Ângelo Santiago e Marcus Sampaio

Percussão: Jeison Wilde, Lucas de Gal, Marcelo Tribal e Nem Cardoso

Convidados: Guitarra e Viola Caipira – Márcio Pereira; Vibrafone e Percussão – Érica Sá

Produção Executiva: Nena Oliveira

Produção: Reni Barbosa

Engenheiro de Som: André Magalhães

Técnico Monitor: Caetano Bezerra

Roadie: Tito Assunção

Pesquisa: O maestro Ubiratan Marques conversou com: Gilberto Gil, Família Gil, Capinam, Tom Zé, Leonardo Bruno, Tuzé de Abreu, Dori Caymmi, Roberto Mendes, Roberto Santana, Mateus Aleluia, BaianaSystem, Antônio Carlos, Jocafi, Gerônimo, Maria Bethânia, Carlos Rennó e Cássia Lopes

Fonte: Ascom/TCA