Líderes de classe de toda Bahia discutem políticas públicas educacionais e para a juventude
Foto: Elisabeth Guerra

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) está reunindo, em Salvador, mais de 160 estudantes de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, no Encontro Estadual de Líderes Baianos. Na atividade, que começou nesta terça-feira (15) e segue até quinta-feira (17), no Gran Hotel Stella Mares, os líderes eleitos para representantes dos estudantes nas escolas, municípios e territórios discutem políticas públicas educacionais e para a juventude. O encontro também oportuniza a troca de experiência e de aprendizagens entre estudantes das cidades, do campo, quilombolas e indígenas.

A estudante Ana Cecília Moreira Santiago, 16, 2º ano, do Colégio Estadual Virgílio Francisco Pereira, município de Nova Fátima, é líder territorial da área do Núcleo Territorial de Educação de Ipirá (NTE 15). Ela compartilhou sua experiência e enfatizou a importância de ter um papel ativo na representação dos estudantes. “Eu sou líder de classe desde quando entrei no Ensino Médio e, este ano, ganhei a eleição para ser líder de território. O exercício de liderança tem sido desafiador, mas é muito gratificante ver que, com o nosso trabalho, conseguimos trazer muitos benefícios para o ambiente escolar. Os líderes têm o papel de articular e de mediar a comunicação entre os alunos, os professores e os pontos focais e tornar tudo mais fluido para que funcione bem”, afirmou.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Larissa Lima, coordenadora de Juventude da SEC, destacou a relevância do encontro, ressaltando a troca de experiências que ocorre entre os participantes. “Este é um espaço muito importante para os nossos alunos. Durante o encontro, nós queremos trazer os estudantes para um espaço de debater as políticas públicas da Educação e da juventude. Nestes três dias estarão presentes alunos de todos os territórios de identidades, contemplando diversos distritos e não apenas os municípios-sede. Esse é lugar muito bacana e esperamos que, durante esse período, esses estudantes possam pensar e construir, junto com a gente, boas propostas para serem aplicadas em suas escolas e apresentadas lá, na Secretaria de Educação”.

Os estudantes também participarão da eleição do Colegiado Estadual dos Líderes de Classe, que ocorrerá ao longo dos três dias de evento. Serão eleitos 38 líderes que vão representar o colegiado estadual, sendo 19 titulares e 19 suplentes. Durante estes dois primeiros dias do encontro estão sendo feitas as articulações das candidaturas dos estudantes e no último dia haverá a eleição e a posse do colegiado.

Fonte: Ascom/SEC