Governança e Gestão: capacitação na Seplan reuniu servidores municipais e estaduais
Foto: Divulgação/Seplan

Após três dias de atividade e carga horária de 24h, a capacitação no Modelo de Governança e Gestão, realizada em parceria da Seplan com o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), através da Superintendência de Cooperação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento, foi encerrada nesta sexta-feira (25). A atividade contou com a participação de 27 servidores que operam transferências de recursos da união nas esferas estadual e municipal.

Técnico do MGI, Esaú Siqueira, que atuou como instrutor, explica que a proposta realizada nos últimos três dias foi uma oficina assistida de aplicação do Modelo de Governança e Gestão e destaca a boa produtividade da turma. “O resultado foi muito positivo. Nós passamos por todos os critérios do instrumento, não só conhecendo, mas alimentando, inclusive, o ambiente de produção já no sistema”, avalia.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Siqueira ainda ressaltou a importância da iniciativa. “Hoje a gente conhece e sabe que os serviços lá na ponta muitas vezes não são entregues a contento para quem está precisando, porque do lado de dentro, as organizações, muitas vezes, não sabem planejar, não sabem se organizar, tem dificuldade na execução, então este modelo vem como um suporte para que as organizações melhorem a sua governança e a sua gestão”.

Desenvolvido com o propósito de ser o modelo referencial para avaliação e aprimoramento da governança e da gestão dos órgãos e entidades atuantes nas transferências da União, o Modelo de Governança e Gestão é constituído por sete partes integradas que orientam a adoção de práticas de elevado nível de maturidade em governança e gestão, com a finalidade de levar os órgãos e entidades a padrões elevados de desempenho e qualidade em governança e gestão.

Prefeito do Município de Belo Campo e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho Tigre, classificou a atividade coma de extrema importância para os municípios. “Governança é o coração da prefeitura de qualquer município, então espero que este embrião que nasce aqui agora, ele seja replicado para todos os municípios da Bahia. Nós queremos estar próximos, fazendo com que os indicadores melhorem cada vez mais e os nossos serviços melhorem também cada vez mais, porque é inegável que a eficiência da gestão pública é algo que deve ser perseguido, um caminho sem volta”.

Foto: Divulgação/Seplan