Agricultura Familiar proporciona nutrição e alimento de qualidade nas escolas de Tucano
Foto: Thiago Macedo - ASCOM / Prefeitura de Tucano

Por meio da entrega de uma Unidade de Beneficiamento de Frutas no município de Tucano, território do Sisal, a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad) aumentou sua produção de polpas de frutas e tem garantido a entrega de 1,5 tonelada para escolas da rede municipal e estadual, pelo Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE).

A Cooperlad conta com um total de 150 cooperados, distribuídos nos Territórios do Sisal e Semiárido Nordeste II. Além disso, há 150 agricultores individuais não cooperados que fornecem produtos à cooperativa, garantindo a produção e escoamento dos produtos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

De acordo com a gestora de vendas, Tamires Mineli, “a Cooperlad forneceu 1.500 kg de polpas de frutas para o PNAE, incluindo sabores como acerola, manga, goiaba e cajá. Além das polpas, produzimos uma variedade de produtos que vão desde frutas até vegetais, como banana prata, laranja, abóbora, cenoura, aipim, beterraba, entre outros”.

Investimentos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, além de financiar a construção de uma Agroindústria de Beneficiamento de Polpa de Fruta, também fez a entrega de um caminhão baú refrigerado, de uma pick-up, prestou serviços de Assistência Técnica e Extensão rural (ATER) e atualmente contribui com Assistência Técnica e Gerencial (ATEG).

“Com este apoio e ação da SDR, estamos movimentando e motivando novos agricultores familiares através de mais produção de matéria-prima e escoando esses produtos com a comercialização, colocando na mesa dos alunos e filhos de agricultores produtos de qualidade, advindos da agricultura familiar”, reforça Tamires.

Esporte com sabor e qualidade da Agricultura Familiar

Além de garantir diariamente aos alunos uma alimentação escolar nutritiva e 100% natural, a Cooperlad também fornece sucos de acerola, manga, goiaba e cajá nos campeonatos da rede estadual e municipal. No último campeonato, foram distribuídas 7.300 unidades de sucos.

“A Cooperlad é um exemplo brilhante de como a agricultura familiar pode prosperar e fazer a diferença nas comunidades e municípios. Seu compromisso com a qualidade e o apoio da SDR estão contribuindo para o crescimento da agricultura familiar na região, gerando empregos, renda e produtos de alta qualidade para as escolas e eventos esportivos”, comemora o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

As entregas foram realizadas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Fonte: Ascom/CAR