Nutrição e Agricultura Familiar se unem em Salvador, no Bem Viver Nutrição
Foto: Ascom/CAR

Neste sábado (2), Salvador será palco do Bem Viver Nutrição 2023, que acontece no Instituto SESI de Saúde e Segurança no Trabalho, no bairro de Patamares, e a agricultura familiar da Bahia estará presente, afinal “Nutrição combina com Agricultura Familiar”.

O evento é promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) e conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Neste ano, o evento se destaca por sua abordagem externa, direcionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando uma série de atividades e debates relacionados aos ODS como base para a construção de sistemas alimentares mais saudáveis ​​e sustentáveis.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A CAR, na sua missão de apoiar a agricultura familiar e promover o consumo de alimentos saudáveis, estará presente no evento, reforçando a importância do diálogo com dois segmentos essenciais: chefs de cozinha e profissionais de Nutrição.

Ivan Fontes, assessor especial da CAR, destaca a relevância dessa parceria, afirmando que a CAR tem participado de eventos como esse para divulgar produtos e conscientizar a população sobre a importância da agricultura familiar.

Além disso, a CAR apoiará a participação de 11 cooperativas, em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), que terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos durante o evento.

Segundo Ivan, os produtos das cooperativas que participam do evento são encontrados nas grandes redes de supermercados e em lojas de conveniências. “O conjunto dos alimentos gerados pela agricultura familiar são bons, justos e saudáveis”.

Outro destaque da participação do CAR no Bem Viver Nutrição 2023 será uma contribuição para uma mesa redonda que discutirá políticas públicas externas para a produção de alimentos e, consequentemente, para a agricultura familiar. A mesa redonda terá como tema “Agricultura familiar e camponesa como política pública: rumo à soberania alimentar”.

O evento contará com a presença de profissionais de Nutrição de todo o estado e com debates enriquecedores. Além da oportunidade de conhecer e adquirir produtos de cooperativas locais, o evento contribuirá para fortalecer a conexão entre a Nutrição e a agricultura familiar, trazendo questões para a construção de um futuro mais saudável e sustentável para a Bahia. Para se inscrever, basta fazer uma doação de 1 kg de alimento não perecível, que se destinará ao programa estadual Bahia Sem Fome.