Seminário amplia parceria da CAR com consórcio de desenvolvimento sustentável do sertão baiano
Foto: Divulgação

Esta quarta-feira (13), foi dia de eleger prioridades para a agricultura familiar do Sertão Baiano. Com a presença de representantes de nove municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Sertão Baiano (CDS Sertão Baiano), agricultores e agricultoras familiares e outras lideranças, o Seminário Estratégias para o Desenvolvimento Econômico a partir do Rural, realizado em Jeremoabo, abriu novos caminhos para o avanço da agricultura familiar na região.

Conduzido pelo diretor-presidente da promovido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, o seminário teve ampla adesão e ratificou a parceria entre Governo do Estado com os consórcios públicos intermunicipais. “Os 24 consórcios públicos estão trabalhando intensamente na execução de políticas públicas em parceria com o Estado, levando assistência técnica, insumos produtivos, regularização fundiária e inspeção sanitária. Aqui em Jeremoabo, são 1.080 agricultores com investimentos nos sistemas produtivos do leite e do mel. Vamos continuar avançando nessa construção coletiva para a dinamização da economia dos municípios baianos”, comentou o diretor.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Para o presidente do CDS Sertão Baiano e prefeito de Jeremoabo, Derisvaldo dos Santos, a parceira com governo estadual “é uma união muito boa em prol da agricultura familiar. Jeremoabo é um dos maiores produtores de mel da Bahia e já foi a maior bacia leiteira do Estado. Agora, estamos trabalhando para que ela volte a ser essa referência”.

Agnailton Bonfim, diretor da Associação Jeremoabense de Apicultores e Meliponicultores, ficou animado com que aprendeu. “Essa reunião me ajudou a entender mais sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e, com certeza, o SIM vai me ajudar a comercializar os meus produtos nos municípios que fazem parte do consórcio. Deixarei de entregar o mel para o atravessador e vou entregar direto para o consumidor final, o que vai gerar mais renda para nós”, analisou.

A secretária de Agricultura de Pedro Alexandre, Luanda Carvalho, também aprovou o encontro realizado. “Foi uma oportunidade de buscar mais desenvolvimento para o nosso município. Pedro Alexandre, por exemplo, é muito forte no setor leiteiro. Então, é muito importante essa parceria”.

Fonte: Ascom/CAR