Aulas presenciais do CapacitaSUAS são iniciadas na UFBA
Foto: Fúlvio Oliveira

Foram iniciadas nesta segunda-feira (18), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), as aulas da segunda oferta da 3ª Etapa do Programa Nacional de Capacitação – CapacitaSUAS. Os cursos serão realizados até próxima quinta-feira (21).

O CapacitaSUAS, oferecido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e executado pela UFBA, disponibilizou para os diversos territórios baianos os cursos “Atualização sobre Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS” e “Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial”. A primeira oferta formou 17 turmas no mês de julho.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O curso realizado através do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem foi iniciado no começo do mês com encontros simultâneos, apresentando aos cursistas detalhes sobre os cursos e as informações básicas para a atividade de educação permanente.

Mariane Cunha Martins, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Conceição de Coité, detalhou as expectativas para as aulas. “Espero que o curso possa agregar ainda mais no meu conhecimento e experiência profissional. Acredito que eu saia com uma bagagem muito grande de referências, metodologia e fluxos para melhorar os atendimentos”, explicou.

A supervisora do programa Primeira Infância de Cafarnaum, Tanise Bastos, ressaltou a relevância dos cursos profissionalizantes. “É muito importante participarmos dessas capacitações para que possamos contribuir no fortalecimento de vínculos das famílias que estão em situação de vulnerabilidade e garantir que tenham direito à cidadania”, contou.

Rogério Ribeiro, assistente social do CREAS no município de Crisópolis, contou que a capacitação possibilita adquirir conhecimentos. “É um momento para trocar experiências e aprendermos uns com os outros por conta de semelhanças que os profissionais enfrentam nos municípios. Atuamos com pessoas que possuem demandas difíceis, por terem questões relacionadas a violação de direitos. O espaço será enriquecedor para minha atuação na cidade”, disse.

Para a 3ª etapa o objetivo é contemplar 6.337 mil trabalhadores/as da Assistência Social no estado da Bahia. Além das aulas em andamento, também será oferecido o curso “Atualização sobre o Trabalho Social com Famílias”.

Fonte: Ascom/Seades