FazAtleta divulga nova lista com 39 projetos aprovados de 13 modalidades
Foto: João Ubaldo

Como publicado na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial do Estado (DOE), o Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico FazAtleta divulgou uma nova lista de projetos aprovados em 2023. Ao todo, 31 atletas e oito eventos esportivos de 13 modalidades foram contemplados nas resoluções.

Neste ano, o programa possui uma verba recorde de R$ 8,5 milhões, após o incremento de R$ 2,5 milhões para a vigência de 2023 do valor programado no início do ano. Criado em 1999, o FazAtleta é um dos programas do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que demonstra o avanço das políticas públicas no esporte baiano. O presidente da Comissão Gerenciadora do FazAtleta e diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, celebra a consolidação do programa e das ações esportivas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“O apoio do Governo do Estado ao esporte baiano nas diferentes frentes vêm aumentando ao longo dos anos. O FazAtleta é mais um dos exemplos de como essa gestão se preocupa com o avanço das políticas públicas na área, com o incremento constante das verbas nos últimos anos até esse relevante valor atual. No ano, já são 186 projetos aprovados, com 165 atletas, 21 eventos e uma equipe, de mais de 20 modalidades. Isso demonstra a importância que o consolidado FazAtleta possui no atual cenário baiano”, afirma Vicente.

Atletas

Na nova lista, 31 projetos de atletas foram aprovados em 13 modalidades diferentes. O judô lidera a lista com nove atletas contemplados e segue como a segunda modalidade com mais projetos contemplados no ano. A segunda modalidade com maior número de atletas contemplados foi a natação, com cinco representantes. Entre eles, grandes nomes e talentos na modalidade no estado, como Celine Bispo, campeã e recordista brasileira de natação em 2023 e que acumula diversos títulos nacionais e estaduais, além de representar a Seleção Brasileira em mundiais júnior.

Outras modalidades aparecem como as novidades da lista, a exemplo do hipismo e do tênis de mesa, que se somam ao karatê, ao tênis e à vela, com dois atletas representantes. As modalidades de luta completam a lista com um representante em cada: boxe, jiu jitsu e taekwondo. Presente entre os contemplados, o atleta do parajiujitsu e campeão mundial da sua categoria, Igor Nogueira, é um dos principais nomes da Bahia no paradesporto mundial.

Eventos

O ciclismo conta com quatro projetos de eventos aprovados pelo FazAtleta para os meses de setembro, outubro e novembro. No próximo dia 24, acontece a 24ª edição da Corrida Ecológica nas cidades de Brumado e Rio de Contas para cerca de 450 ciclistas, divididos em 20 categorias, em um percurso de 80 quilômetros e altimetria de mais de mil metros nas belezas naturais da região. O evento também busca a conscientização e a preservação do meio ambiente.

Em outubro e novembro, é a vez da região de Praia do Forte, em Mata de São João, receber o tradicional Desafio Latitude 12 nos dias 7 e 8. A prova estima 600 ciclistas nos percursos de 30 e 60 quilômetros. A Federação Baiana de Cilcismo (FBC) teve dois projetos aprovados pelo Faz Atleta: o XCO Alagoinhas 2023, no dia 15 de outubro, com voltas em um circuito de 6 quilômetros; e o Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada, na Fazenda Agrovale, em Juazeiro, nos dias 4 e 5 de novembro, para cerca de 300 atletas.

As corridas seguem logo atrás com três representantes na lista: a 36ª edição da Corrida da Águia, que acontece no bairro da Ondina, em Salvador, no domingo, 17, para mais de 1.500 corredores; a Corrida no Canavial, também no domingo, 17, entre Juazeiro e Petrolina, em Pernambuco; e a Maratona A Tarde Run, que será realizada em 15 de outubro, com percursos de 5 km, 10 km, 21,5 km e 42 km, passando por diversos pontos da cidade de Salvador, como Patamares, Av. Centenário e a Arena Fonte Nova.

Já o evento Triathlon Internacional Porto Seguro vai reunir cerca de 300 atletas na cidade da Costa do Descobrimento nos dias 22 e 23 de setembro. A competição, organizada pela Federação Baiana de Triathlon (Febatri) também visa incentivar o turismo esportivo.

Projeto

O FazAtleta é um programa do Governo do Estado destinado a atletas, equipes e eventos, por meio do pagamento de despesas. O proponente precisa apresentar uma proposta com todos os documentos necessários e divulgados no site da Setre, secção FazAtleta, que será submetida a uma análise da Comissão Gerenciadora. Após a aprovação, a empresa patrocinadora poderá obter até 80% do valor total do projeto como isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), enquanto os 20% restantes são de recursos diretos.

Fonte: Ascom Sudesb