Reunião define ações para combater ressurgimento de manchas de óleo em praias baianas
Imagem ilustrativa. Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O Grupo de Trabalho (GT) de monitoramento das praias onde foram registrados o aparecimento de manchas de óleo na Bahia se reuniu, na última sexta-feira (22), em encontro realizado na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Além do secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, também estiveram presentes os representantes das entidades que compõem o GT, como a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Mattos Lins e integrantes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Servidores do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Marinha do Brasil também participaram do encontro.

Na ocasião, foram analisados os resultados das amostras encontradas nas praias de Salvador e do interior do estado, que foram analisadas pelo laboratório Lepetro, que constataram que o material presente no litoral é originário do Oriente Médio. No entanto, segundo o secretário, ainda não foi possível apontar o país de origem do produto.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“O gabinete continuará em pé, firme, para a gente diluir isso da melhor forma possível e resguardando a vida dos banhistas, do turismo, da cultura, do estado, do meio ambiente e de toda a nossa Bahia”, destacou o secretário.

Além disso, o gestor ambiental também informou que o GT voltará a se reunir na próxima semana e que todo o suporte dado às áreas atingidas, situadas nos municípios de Cairu, Jaguaripe, Vera Cruz e Valença, será mantido.

Fonte: Ascom/Sema