Inema e comunidades unem forças pela educação ambiental na APA Ponta da Baleia/Abrolhos
Foto: Divulgação

Encerrando a segunda fase da Oficina de Capacitação, Monitoramento e Avaliação em Educação Ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) Ponta da Baleia/Abrolhos, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) retornou ao extremo sul do estado. Durante o mês de agosto, foram realizados encontros nas cidades de Caravelas, Alcobaça e Nova Viçosa. Para concluir esta etapa das oficinas, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, quinta e sexta-feira, a comunidade de Prado se engajou ativamente na temática, colaborando em conjunto para o monitoramento e avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental em todo o país.

No mês de outubro, está agendado o Seminário final da Plataforma Monitora EA PPPZCM. Neste evento, estarão presentes todos os participantes das oficinas realizadas nos municípios de Alcobaça, Nova Viçosa, Prado e Caravelas, localizados na APA Ponta da Baleia/Abrolhos. O propósito do encontro é promover a divulgação dos resultados dos indicadores coletados durante as oficinas e fomentar a troca de experiências entre os participantes.

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O objetivo das oficinas é contribuir para a formação a respeito do Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha, além de identificar medidas relacionadas à educação ambiental na APA Ponta da Baleia/Abrolhos. Busca-se também estimular a supervisão e avaliação das iniciativas de educação ambiental, por meio da utilização da Plataforma Monitora EA-PPPZCM. As atividades recebem suporte do Projeto GEF Mar e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

Mateus Camilo, coordenador de Gestão de Unidades de Conservação do Inema, destacou que o Governo está comprometido com o Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha (PPPZCM), como parte de seus esforços para implementar políticas públicas de educação ambiental no estado. “O projeto visa identificar e unificar iniciativas em andamento por meio da plataforma. Assim, a plataforma busca impulsionar o compartilhamento de informações, permitindo ao estado direcionar recursos para a educação ambiental, preservação e conservação da biodiversidade de maneira eficaz”, explica.

O PPPZCM representa um instrumento de gerenciamento para processos educativos na Zona Costeira e Marinha do Brasil. Foi desenvolvido de maneira colaborativa, contando com a contribuição de diversos setores da sociedade. Com sua capacidade de mobilização, o PPPZCM desempenha um papel estratégico na implementação de políticas públicas de educação ambiental. Ele estabelece diretrizes pedagógicas e institucionais que promovem o avanço de processos educativos voltados para a utilização sustentável e a preservação da biodiversidade na Zona Costeira e Marinha.

A Plataforma MonitoraEA, criada pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA), está disponível para acesso por uma variedade de entidades, tais como prefeituras, órgãos estaduais e federais, instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil, comitês de bacia, redes, coletivos educadores e outros interessados. Ela oferece a capacidade de realizar cadastros, monitoramento e avaliação das políticas públicas relacionadas à Educação Ambiental.

Fonte: Ascom/Inema