Inema fortalece gestão ambiental com posse do Conselho da APA Lago de Pedra do Cavalo
Foto: Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou hoje (13) a posse do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Pedra do Cavalo. Durante os eventos realizado no município de Muritiba, 52 membros, entre titulares e suplentes, que representam instituições do poder público, da sociedade civil e empreendedores locais, foram empossados para o biênio 2023-2025.

A diretora de Sustentabilidade e Conservação do Inema, Jeanne Tavares Florence, destacou o papel do Conselho para o fortalecimento da gestão de uma Unidade de Conservação (UC). “É um espaço democrático onde temos ali a contribuição de todos os conselheiros que representam os diversos segmentos sociais atuantes na região, com o objetivo de discutir sobre a realidade local, buscar soluções para prevenção e resolução dos problemas socioambientais”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“O conselho desempenha uma função importante na gestão da APA. Estamos planejando uma série de capacitações para os conselheiros, visando melhorar suas representações e contribuir de forma mais eficiente para a administração da unidade. A perspectiva é promissora, uma vez que o conselho passou por uma significativa renovação, trazendo novas ideias”, destacou Márcio Pimentel, gestor da APA.

O Prefeito de Muritiba, Danilo Marques, ressaltou o interesse do município em apoiar iniciativas que visem prevenir a degradação ambiental e monitorar atividades que possam representar riscos para a APA. Além disso, o Prefeito expressou o compromisso em trabalhar em parceria com o Conselho Gestor para assegurar um ambiente sustentável.

Segundo a Coordenação de Gestão Descentralizada e Interação Social do Inema, o processo eleitoral começou em 27 de maio, quando foi publicado no Diário Oficial. “Desde então, o Inema foi fundamental para mobilizar os municípios que compõem a unidade de Pedra do Cavalo, onde foi detalhado para as comunidades o processo do Edital de eleição do Grupo Gestor da APA”, disse Alexandra Hirsch.

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Pedra do Cavalo abrange os municípios de Feira de Santana, Antonio Cardoso, Santo Estevão, Cabeceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Conceição de Feira e São Gonçalo dos Campos, e está situada no entorno do lago de Pedra do Cavalo.

Fonte: Ascom/Inema