Atleta baiano do parajiujitsu viaja para competição internacional nos Emirados Árabes com apoio da Sudesb
Foto: Divulgação/Sudesb

O atleta baiano Igor Nogueira já se encontra na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, com a concessão de passagem aéreas por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ele vai disputar o torneio Mundial Abu Dhabi World Parajiujitsu Championship, umas das maiores competições da modalidade no mundo, a partir desta quarta-feira (1º), até o dia 08 de novembro.

Campeão mundial na busca do tricampeonato, apoiado pelo programa de incentivo FazAtleta, do Governo do Estado, Igor é bicampeão mundial da categoria com os títulos de 2018 e 2022. Agora, a expectativa é que repita os feitos anteriores, tornando-se tricampeão. “Estou muito feliz de ir para Abu Dhabi mais uma vez com apoio da Sudesb e do FazAtleta, através da Bahiagás. Vou fazer de tudo para trazer o título para Bahia. Obrigado, Sudesb, por acreditar no atleta autista”, pontua Igor.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Acompanhante e mãe de Igor, Marleide Nogueira, comenta que a vida e a carreira de Igor mudaram a partir de 2016, quando teve o apoio da Sudesb para participar da sua primeira competição internacional no Rio de Janeiro. A partir daí, o programa de concessão de passagens possibilitou que o atleta reescrevesse sua história, tornando-se referência para muitas famílias de Pessoas com Deficiência (PCD), principalmente para muitas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo Marleide.

“Igor é o atleta que é hoje por causa do apoio da Sudesb. Quando chegamos em 2016, apresentando a importância do esporte na vida de uma pessoa com autismo, a autarquia acolheu e investiu de imediato para que o Igor fosse além. Está aí o resultado de um menino rotulado por uma sociedade excludente e sentenciado ao analfabetismo e à incapacidade de realizar atividades básicas, que através do esporte teve sua vida transformada. A Sudesb foi fundamental não só para reescrever a trajetória do Igor, mas de toda nossa família. Obrigada pela oportunidade”, agradece Marleide.

Fonte: Ascom/Sudesb