Portal RH Bahia passa a oferecer ambiente exclusivo com orientações sobre serviços
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Os servidores, aposentados e pensionistas do Estado agora contam com um ambiente no Portal RH Bahia ([http://www.rhbahia%2Cba.gov.br/]www.rhbahia,ba.gov.br) exclusivo para orientações e esclarecimentos sobre serviços de Recursos Humanos. Com um conteúdo que inclui desde o passo a passo para acesso a documentos como contracheque, informe de rendimentos e certidões até esclarecimentos sobre temas como programação de férias e extrato de consignação, o Guia de Serviços é uma das principais novidades da segunda e última etapa do projeto de integração entre o RH Bahia e o Portal do Servidor.

A iniciativa de criação do Guia partiu de uma demanda por uma disseminação mais eficaz de informações úteis sobre os serviços disponíveis no RH Bahia – o ambiente virtual criado a partir da implantação do novo sistema de Recursos Humanos do Estado, com o objetivo de oferecer aos servidores facilidades on-line relacionadas à sua vida funcional.

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“Até hoje, mais de quatro anos depois da entrada em produção do RH Bahia, ainda nos deparamos com casos de usuários que procuram outros canais para resolver seu problema porque não sabem que determinado serviço está disponível no portal”, relata o gestor de negócio do RH Bahia, Wilson Freitas.

Até a criação do Guia, para saber quais os serviços disponíveis no site, o servidor precisava ingressar na área de acesso restrito do portal, com seu login e senha e percorrer o ambiente em busca da funcionalidade desejada. Com a novidade, é possível visualizar já na página principal do site uma lista com ícones relativos aos serviços mais procurados. Ao clicar no ícone, o usuário encontra a descrição do serviço, seu público alvo e o passo a passo para acessá-lo, além de vídeos tutoriais educativos e informações sobre procedimentos, prazos e alternativas em caso de dificuldade.

Além do Guia de Serviços, a segunda etapa do projeto de integração também foi responsável pela disponibilização de uma área de vídeos, onde estão disponíveis tutoriais animados, que facilitam a navegação no portal. Em paralelo, também foram implementadas melhorias para aprimorar o processo de gestão dos conteúdos de acesso livre do portal, como notícias, banners e páginas institucionais.

Criado para aprimorar a comunicação do funcionalismo público com o Estado, o projeto de integração do RH Bahia com o Portal do Servidor teve sua primeira etapa implantada em dezembro do ano passado, quando uma nova versão do site entrou em produção, concentrando as mais diversas informações de interesse do servidor. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) por meio de sua Assessoria de Comunicação em parceria com a unidade RH Bahia, empresa de tecnologia terceirizada Qintess e Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

Fonte: Ascom/Saeb