Bahia destaca avanços com Modelo de Gestão Central de Águas no XII Seminário de Saneamento no Ceará
Foto: Divulgação/CAR

A Bahia marcou presença no XII Seminário de Gestão dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (SISAR) e Centrais de Água realizado em Fortaleza, no Ceará, de 25 a 27 de outubro, com o tema: Juntos Pela Universalização do Saneamento. O evento anual, promovido pelo Instituto Sisar, reuniu representantes dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, além das Centrais de Águas da Bahia.

O objetivo foi compartilhar conhecimento, tecnologia, práticas sociais, experiências em gestão e políticas públicas, melhorando a qualidade de vida nas áreas rurais.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

A delegação da Bahia contou com representantes de diversas instituições do estado, incluindo a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

A engenheira Maria Auxiliadora Cavalcanti, que representou a CAR no evento, enfatizou a bem-sucedida experiência da Bahia com o Modelo de Gestão Central. “O Modelo de Gestão Central já atende cerca de 61 mil pessoas em 42 municípios baianos. Com os projetos ‘Bahia que Produz e Alimenta’ e ‘Parceiros da Mata’, liderados pela CAR, planejamos criar mais cinco Centrais em municípios estratégicos, o que ampliará significativamente o atendimento para aproximadamente 300 mil pessoas em 135 municípios”.

O XII Seminário de Gestão dos Sisar e Centrais ofereceu um ambiente rico para a troca de experiências e conhecimentos. Além disso, foi anunciado que a Bahia sediará a próxima edição do seminário, que ocorrerá em 2024. O evento será realizado pelas Centrais implantadas em Seabra, Jacobina e Caetité e promete ser uma oportunidade única para aprofundar a discussão sobre saneamento rural, além de fortalecer o compromisso do estado com a universalização do saneamento básico nas comunidades rurais.

Fonte: Ascom/CAR