Feira da Criança tem grande procura por agendamentos e há poucas vagas restantes
Foto: Leonardo Rattes

Antes mesmo dos atendimentos serem iniciados, a Feira da Saúde da Criança já é um sucesso. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, o evento, que dá acesso a diversos serviços de saúde, cidadania e atividades recreativas a crianças e jovens de 3 a 18 anos, neste sábado (21) e domingo (22), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, já possui quase 6 mil agendamentos realizados pelo site http://feiradacrianca.saude.ba.gov.br.

Das quase 8 mil vagas iniciais, restam menos de 2 mil disponíveis, apenas para ultrassonografia e cirurgias eletivas. Grande parte dos serviços oferecidos, como as consultas odontológicas exclusivas para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oftalmológicas, odontológicas para outros pacientes e exames laboratoriais, já não conta mais com horários disponíveis para agendamento. A maior parte das vagas preenchidas é para crianças de 6 a 11 anos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“O rápido preenchimento das vagas oferecidas mostra que existe uma demanda reprimida muito grande na oferta desses serviços na nossa capital, que responde por mais de 96% dos agendamentos. Entendemos que crianças e adolescentes não podem ser deixados de lado pelo poder público, por isso, a importância do Governo do Estado atender a essa faixa etária com os serviços oferecidos na Feira da Criança”, afirma a secretária da Saúde Roberta Santana.

Por meio da página especialmente desenvolvida para o evento, o cidadão pode fazer o agendamento de até três serviços, selecionando o dia e turno do atendimento. “Essa inovação já se provou eficiente na Feira de Saúde do Idoso, recentemente, resultando num maior acolhimento dos cidadãos”, afirma o coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes.

Para ter acesso aos serviços de saúde e de cidadania, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica.

Além dos serviços de saúde, estão previstas ações das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Educação (SEC), Cultura (Secult), Segurança Pública (SSP) e Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

Serviços agendados

Oftalmologia (Consulta)

Consulta com Nutricionista

Odontologia (Avaliação e Tratamento Dentário)

Odontologia (Avaliação e Tratamento Dentário) exclusiva para pacientes com TEA

Eletrocardiograma

Ultrassonografia (Parede Abdominal)

Ultrassonografia (Abdome total)

Ultrassonografia (Vias Urinárias)

Ultrassonografia (Saco escrotal)

Cirurgias eletivas (Hérnia inguinal, epigástrica e umbilical)

Laboratório de coleta de sangue

Vacinação (vacinas de rotina, HPV e Covid-19)

SAC – Emissão de RG (Primeira e Segunda via)

Fonte: Ascom/Sesab