Servidores aprendem sobre primeiros socorros e controle de incêndio em formação do Corpo de Bombeiros
Foto: Fernando Vivas/ GOVBA

Aulas práticas de manipulação de gás e de extintor de incêndio formaram os mais novos brigadistas da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) na tarde desta terça-feira (17), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. As atividades foram parte do fechamento do curso, que começou nesta segunda-feira (16), sob orientação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Ao todo, foram 25 servidores habilitados para controlar princípios de incêndio em ambiente doméstico e corporativo.

Dois dias intensos de capacitação, com aulas das 8h às 16h, fizeram o aprendizado percorrer desde a parte teórica até a prática de combate a incêndios, além de serviços de primeiros socorros e atuação em situações de emergência. O sargento Alan dos Santos Lago, do Comando do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia, explicou que a formação básica realizada pelos servidores permite que eles tenham um conhecimento capaz de evitar qualquer emergência relacionada ao fogo e aos primeiros socorros a partir dos recursos que tiverem disponíveis.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“Independente da área que trabalhe, área operacional ou administrativa, os conhecimentos básicos podem ser a diferença da vida e da morte, de salvar um patrimônio ou não. A função do brigadista é evitar esse princípio de incêndio e não colocar sua própria vida em risco para debelar um incêndio ou socorrer uma pessoa. Se a gente tem alguém preparado para combater o início de um incêndio ou o início de uma emergência, isso não vai se propagar, nem aumentar”, reforçou.

Para o servidor Aderson Costa, do setor de Material e Patrimônio da Secom, foi uma oportunidade dada pela instituição de aprender algo novo que pode salvar vidas. “Agrega conhecimento e conhecimento nunca é demais. Em uma situação de necessidade, não vamos estar despreparados. Ontem tivemos as aulas de primeiros socorros. Aprendemos algumas situações que, realmente, podem ocorrer. E, ocorrendo, não vão nos pegar de surpresa”, constatou.

Ariane Castro, técnica administrativa do setor de publicidade da Secretaria, concordou. “No nosso dia a dia, a gente vê vários acidentes de trabalho e, às vezes, não reagimos por não ter esse conhecimento. Com essa formação básica, já podemos ser um socorrista e, antes mesmo de chamar o Corpo de Bombeiros, evitar que algo pior aconteça”.

O curso teve uma carga horária total de 20 horas e os recém-formados receberão certificado.

Repórter Milena Fahel