Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Com o tema Diálogos sobre Diversidade e Democracia, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) sediará o 18º Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, de 18 e 20 de outubro, no Campus I da instituição, em Salvador. O evento, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), tem o objetivo de reiterar o compromisso da universidade com a democracia, que, mais uma vez, se posiciona, nacionalmente, em defesa dos valores e princípios da comunicação pública. 

“É com muita alegria que anunciamos essa parceria da Uneb, que nos permitirá voltar com as atividades presenciais do fórum, depois de um longo período de isolamento por causa da pandemia da Covid-19. Estamos muito felizes em realizar o fórum em um lugar tão especial como a Uneb, que, neste ano, faz 40 anos de existência. Temos certeza de que será um marco importante para a ABTU os nossos encontros presenciais, mas, também, para as TVs universitárias e para todas as TVs do campo público que vão participar dessa iniciativa especial conosco”, afirma o presidente da ABTU, Fabiano Pereira. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Será a segunda vez que a Uneb sediará o Fórum Nacional de TV Universitária, após um período de 19 anos. Na primeira vez, em 2004, o evento abordou a importância da TV universitária na extensão comunitária. “Agora, em 2023, vamos discutir os novos desafios e oportunidades da comunicação pública na era digital, com as plataformas de streaming, as múltiplas telas, as convergências de mídia e de linguagens, e o papel das TVs universitárias nesse cenário. Por isso, convidamos todos os estudantes, professores, pesquisadores e interessados para esse debate que será muito enriquecedor e atual da comunicação pública no Brasil”, ressalta o coordenador-geral da TV Uneb, Ícaro Rebouças. 

Os interessados em participar gratuitamente do evento devem solicitar inscrição no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da Uneb, até o dia 19 de outubro. A programação irá reunir diálogos sobre diversidade na representação do audiovisual e experiências com a TV digital na Bahia, mostra de audiovisual de curtas, desfiles de cases, visita técnica a emissoras de TV de Salvador, assembleias, lançamentos de livros e da Revista ABTU, além de oficinas e atividades culturais. 

Participarão do evento como convidados o diretor de fotografia da produtora Porta dos Fundos, Gui Machado; a diretora de jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel Copetti; a jornalista e repórter da TV Bahia Tarsila Alvarindo; o ator e roteirista Thiago Almasy, e a atriz, jornalista e influenciadora digital Maíra Azevedo (Tia Má), além de representantes do Governo Federal, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Canal Futura, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e da TV Educativa da Bahia (TVE-Bahia). 

Mostra de Curtas 

A Mostra Audiovisual Curtas ABTU faz parte da programação do 18º Fórum Brasileiro de Televisão Universitária e é organizada pela ABTU, com o financiamento da organização não governamental Ecofalante, por meio do programa Ecofalante Universidades e do Canal Universitário de São Paulo (CNU). Visa à promoção da visibilidade de produções audiovisuais realizadas por estudantes universitários matriculados em instituições de ensino superior do Brasil. 

A iniciativa será realizada presencialmente, no dia 18 de outubro, das 14h às 19h, no Teatro Uneb, Campus I, em Salvador. Apresentará, na ocasião, dez produções selecionadas por um júri composto por cinco especialistas em audiovisual. 

Todas as obras escolhidas serão exibidas na plataforma Ecofalante Play e nos canais CNU, TVE BA, TV Kirimurê (Canal da Cidadania de Salvador) e Canal Futura. Também estarão disponíveis para exibição nas TVs universitárias associadas à ABTU. 

Mostra de Cases 

O objetivo é promover a divulgação e compartilhamento das boas práticas e experiências das TVs universitárias associadas, buscando fomentar o aprendizado mútuo e a valorização das produções televisivas universitárias em todo o Brasil. Serão apresentados casos que devem ser voltados para áreas relacionadas à produção de conteúdo televisivo, como formatos ou desenhos criativos de produção, distribuição, gestão administrativa e de pessoas, soluções tecnológicas, entre outros temas pertinentes. 

Fonte: Ascom/Uneb