SDR e Sesab discutem inserção de produtos da agricultura familiar em unidades de saúde
Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), segue buscando parcerias e alternativas para que o produto da agricultura familiar tenha escoamento e possa ser comercializado em maior escala. Na tarde desta segunda-feira (13), mais um passo foi dado: em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foi realizado o seminário ‘Inserção dos produtos da agricultura familiar nas unidades públicas de saúde do Estado da Bahia’.

Presente no evento, o secretário da SDR, Osni Cardoso, reforçou a capacidade produtiva e a importância da agricultura familiar para a garantia da saúde dos pacientes. “Diante do cenário exposto no evento, onde, atualmente, sete a cada dez unidades de saúde fazem a aquisição dos produtos de forma indireta e pontual, sem continuidade, a secretária da Sesab, Roberta Santana, fez um apelo para que, ainda esse ano, todas as unidades possam oferecer algum produto. Um fornecimento regular, mensal, com estruturação”, conta.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Com auditório lotado de nutricionistas, diretores de hospitais e fornecedores de alimentação hospitalar, o evento contou com apresentações temáticas. A primeira delas, ministrada pelo Superintendente de Atenção Integral à Saúde (Sais/Sesab), Karlos Figueiredo, falou sobre o cenário das aquisições nas unidades de saúde, bem como sua atual lista de consumo.

O Superintendente de Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Euzimar Carneiro, apresentou o panorama de compras institucionais e estratégias para expansão da comercialização. Já o presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes), mostrou o caminho que o produto faz do campo até a mesa, além das estratégias de comercialização em rede.

Proposto pela Suaf, o evento ainda contou com exposição e degustação de produtos para que o público presente pudesse conhecer a qualidade dos produtos da agricultura familiar baiana.

Fonte: Ascom/SDR