Ações da Setur-BA no segmento LGBTQIAPN+ são promovidas no Festival de Turismo de Gramado
Foto: Tiago Queroz/Setur-BA

As ações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) para aumentar a participação do estado no mercado dos destinos gay friendly (simpatizante) foram apresentadas no XXXV Festival Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), no Rio Grande do Sul. O evento foi encerrado, no último domingo (12), após quatro dias de atividades, no Centro de Feiras Serra Park, com quase 15 mil participantes.

A coordenadora do turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, a drag queen Petra Perón, apresentou o projeto “Bahia, destino da igualdade”, de fomento e estruturação do segmento. “A gente tem trabalhado forte para estruturar e ordenar o segmento, por meio de mapeamento, pesquisas de demanda, capacitação de operadores, qualificação para o atendimento e promoção. A Bahia, do povo acolhedor, das tradições e dos mistérios, se encontrará cada vez mais com a diversidade e a pluralidade”, ressaltou a coordenadora, durante palestra na Festuris.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Para o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, a presença de uma drag queen em função de comando na Setur-BA contribui para avanços nas atividades: “a Bahia vem mostrando o seu compromisso com o público LGBT, sempre se posicionando, fazendo treinamento e capacitação. Para trabalhar com esse perfil de turista, é importante termos pessoas da comunidade que sabem melhor atender e direcionar os estudos, como é o caso de Petra”.

Considerado o maior evento de negócios turísticos da América Latina, o Festuris reuniu profissionais e marcas do Brasil e de diversos países. No estande da Bahia, foram divulgados os atrativos e a infraestrutura das 13 zonas turísticas do estado.

O operador de turismo português Alexandre Acuña relatou a grande procura pela Bahia entre os lusitanos. “Um dos nossos lemas é mostrar os vários lados do Brasil. Nesse sentido, a Bahia, muito procurada pelos meus conterrâneos, está dentro dos planos da nossa empresa. Estamos montando uma estrutura para levar turistas portugueses e espanhóis para Salvador”, sinalizou.

“A Bahia é um destino bastante procurado no Chile, por conta da sua magia, pela mística dos orixás e pelo gingado da capoeira. Que os chilenos conheçam Porto Alegre, Gramado, Rio de Janeiro e São Paulo, mas a minha preferência é pela Bahia”, defendeu o operador chileno Servio Santiago.

Fonte: Ascom/Setur-BA