Praça conta com equipamentos inclusivos que estimulam conhecimento científico de maneira lúdica e interativa
Foto: Gabriel Pinheiro/Secti BA

“A Praça da Ciência permitirá que os alunos realizem experimentos práticos e entendam questões do cotidiano. No curso que faço, vamos aprender sobre acústica do som, que é uma das experiências que temos aqui nessa Praça. Outra coisa que envolve bastante o curso é o conhecimento em energia. Todos esses equipamentos irão me ajudar a construir meu aprendizado”. As palavras do estudante Murillo Bilé, que cursa o 1° ano do Ensino Médio e o Curso Técnico de Edificações, mostram a receptividade da comunidade escolar com a entrega de mais um equipamento pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti).

O espaço inaugurado nesta segunda-feira (13), no Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em São Caetano, conta com aparelhos inclusivos para pessoas com deficiência e que estimulam o saber científico de maneira lúdica e interativa. A Praça da Ciência pode ser utilizada por unidades escolares da região, mas é necessário agendar a visita com antecedência através do colégio. A ação, que tem parceria com a Secretaria de Educação, é viabilizada por meio de recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Lídice da Mata, através do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), somados à contrapartida estadual.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Marcius Gomes, chefe de Gabinete da Secti, que representou o secretário André Joazeiro no evento, destaca a transversalidade entre as pastas. “Buscamos fortalecer a ciência. É uma pauta que envolve a Educação por causa da aprendizagem. Que essa aproximação e fortalecimento com a Sec possa gerar novos frutos, como a formação de professores e a oferta da educação científica. Temos uma missão belíssima de fortificar ainda mais essa agenda. Esse aparelho que entregamos aqui é mais uma iniciativa que fortalece esse pacto que o governador Jerônimo Rodrigues e o secretário André Joazeiro têm solicitado”.

Rowenna Brito, chefe de Gabinete da Sec, ressalta que os campos científico e tecnológico andam juntos com a construção da educação. “Eu não consigo enxergar a educação caminhando sem a ciência e a tecnologia. Precisamos cada dia mais estreitar os laços das políticas públicas, porque no dia a dia da escola o estudante não tem como não construir ciência. Então, não existe ciência e tecnologia caminhando separado da educação. A Praça é celeiro de possibilidades para que os estudantes continuem construindo conhecimento”.

Para o diretor do Centro, Ariosvaldo Silva, o equipamento irá auxiliar na aprendizagem dos alunos. “A Praça da Ciência vai contribuir para a construção do conhecimento. Acho que a principal característica da praça é justamente aproximar o aluno do que ele vê na teoria. Ao mostrar na prática, o estudante vai aprender de forma lúdica”. Também estiveram presentes no evento o presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Rodrigo Hita, que representou a deputada Lídice da Mata, e a coodernadora Geral de Popularização da Ciência do MCTI, Luana Bonone.

Fonte: Ascom/Secti