No Mês da Consciência Negra, Centro Técnico do TCA oferece oficina sobre figurino afrorreferenciado
Foto: Diney Araújo

No dia 30 novembro, Mês da Consciência Negra, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT-TCA) oferece mais uma oficina da série de celebração de seus 35 anos de fundação. “Axó: Fios de memória na construção de figurino afrorreferenciado” será ministrada por Thiago Romero, propondo um olhar afrocentrado na construção de figurinos cênicos. A turma será das 14h às 17h, no Memorial do TCA, com 30 vagas ocupadas por ordem de inscrição, que deve ser feita, antecipadamente, em www.tca.ba.gov.br/centro_tecnico.

A proposta se concentra nos processos criativos utilizados por Romero em espetáculos como “Siré Obá”, “Exu, a Boca do Universo”, “Oxum”, “Orí” e “Eduardo II”. O objetivo é a reflexão sobre a construção visual de figurinos para espetáculos, apresentando uma compreensão nos conceitos do afrofuturismo e afrofabulação, para incentivar participantes a pensarem sobre as raízes africanas, integrando-as com a cultura brasileira. Thiago compartilhará, também, sua experiência na construção visual como a drag queen Barbárie Bundi. A oficina é um convite para um mergulho profundo e crítico, provocando um outro olhar para a construções de narrativas visuais pretas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Thiago Romero

Thiago Romero é diretor, diretor de arte, figurinista, cenógrafo, maquiador, ator e arte-educador, licenciado em Arte Educação com habilitação em História da Arte e bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral. É mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com a pesquisa intitulada “Atlânticas Narrativas em busca do teatro da bixa preta” e, atualmente, doutorando do mesmo programa.

Ele é fundador do Teatro da Queda, grupo que, em 15 anos, se dedica ao estudo da abordagem de corpos com diversidade de gêneros na dramaturgia norteado pelo conceito da afrofabulação. É um dos idealizadores da plataforma artística DAN – Território de Criação. Dirigiu montagens como “Nau” (2021), “Afronte Akulobee” (2019), Madame Satã (2018), “Na rédea curta” (2018), “Desviante” (2017), “Anoitecidas” (2016), “Delicado” (2016) e “Rebola” (2016).

Romero recebeu o Prêmio Braskem de Teatro pela direção de “Última Chamada” (2019), além de ter tido indicações pelo figurino, maquiagem e cenário de “Exu, a Boca do Universo” (2014) e “Oxum” (2018). Atualmente, pesquisa diálogos entre performance e audiovisual através do trabalho da afrodrag Barbárie Bundi e desenvolve, junto com Daniel Arcades, a pesquisa sobre obras cênicas virtuais como a “Lagoa das Feiticeiras” e “Nau”.

CT-TCA

Dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do TCA dá suporte às montagens e projetos realizados no Complexo do TCA, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). O setor, também, fomenta o campo das artes com serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram, neste espaço, uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênica, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores.

Serviço

Oficinas formativas – Centro Técnico 35 anos

Axó: Fios de memória na construção de figurino afrorreferenciado

Com: Thiago Romero

Quando: 30 de novembro de 2023 (quinta-feira), 14h às 17h

Número de vagas: 30

Onde: Memorial do Teatro Castro Alves

Inscrições gratuitas em: www.tca.ba.gov.br/centro_tecnico

Fonte: Ascom/TCA